Caso Marielle, vídeo de Bolsonaro, empresas e reforma dos militares são temas em destaque

Caso Marielle, vídeo de Bolsonaro, empresas e reforma dos militares. Em resumo, são estes os temas em destaque nas manchetes da mídia impressa, nesta quarta-feira, 30 de outubro. Chegamos ao 303º dia de 2019 e, portanto, bem próximos de ver encerrado mais um ano. Porquanto, a apenas 62 dias para o réveillon 2019-2020.

Caso Marielle

Investigações sobre o Caso Marielle chegaram à citação de Bolsonaro. Sobretudo, porque homem acusado do assassinato pediu para ir à casa de “seu Jair”, horas antes do crime. De fato, é este o depoimento do porteiro do condomínio onde mora o presidente. O episódio, com efeito, foi anotado em caderno da portaria.

Segundo foi checado pela reportagem, naquele momento, o então deputado Jair Bolsonaro estava na Câmara. Contudo, alguém atendeu o telefone da casa e confirmou a intenção do suspeito. Então, os investigadores querem saber quem atendeu o telefone.

Apesar da confirmação vinda da casa de Bolsonaro, o acusado foi direto à casa do outro suspeito pelo crime. Foram os dois que, em seguida, conforme apuração dos órgãos investigatórios, assassinaram a vereadora carioca.

Dessa forma, como as investigações envolvem o presidente, Ministério Público pediu parecer do Supremo sobre próximos passos. Porque o presidente da República tem foro privilegiado.

A matéria está nas manchetes da Folha de São Paulo, do O Globo online e do Estadão online. Mas, também, em todas as primeiras páginas dos jornais de grande mídia impressa e virtual.

Vídeo de Bolsonaro

Também, nas manchetes, outro tema tem relação com vídeo onde o presidente se compara a um leão cercado de hienas. Uma vez que, entre as hienas está o STF, os ministros reagiram. Assim, nesta terça-feira, 39, Bolsonaro pediu desculpas ao presidente do Supremo, Dias Toffoli. A matéria é a manchete do Estadão impresso.

Empresas

O Globo e o Valor Econômico dedicam suas manchetes à economia. Segundo O Globo, empresas estão reduzindo dívidas com “melhora da percepção do país”. Enquanto isso, o Valor afirma que “empresas fazem captação recorde, mas não investem”.

Reforma dos militares

Por fim, o Valor Econômico online destaca a aprovação da reforma dos militares em comissão da Câmara. Como a matéria foi discutida em caráter terminativo, segue direto para o Senado. A não ser que 51 deputados peçam para que a matéria seja votada no plenário da Câmara.

🖋 Edição: Sérgio Botêlho

📃 Manchetes do dia:

Caso Marielle

“Segundo TV, porteiro afirmou que suspeito de matar vereadora pediu para ir à casa de ‘seu Jair’ horas antes do crime”. Manchete de capa da Folha.

“Suspeito da morte de Marielle entrou em condomínio para buscar outro acusado alegando que ia à casa de Jair Bolsonaro. Detalhes da investigação, revelados pelo Jornal Nacional, mostram que, na noite do crime, porteiro registrou em caderno a entrada de Élcio Queiroz, acusado de dirigir o carro usado na emboscada à vereadora. Ele, porém, foi direto para o imóvel de Ronnie Lessa, apontado como o atirador. Câmara registra presença do presidente, então deputado, em Brasília no mesmo dia”. Manchete da hora do O Globo online.

“Assassinato de vereadora. Menção de testemunha a Bolsonaro pode levar caso Marielle ao Supremo. Segundo ‘TV Globo’, porteiro diz que envolvido no crime falou que visitaria a casa do então deputado; registro mostra que Bolsonaro estava na Câmara naquele dia. Em live, Bolsonaro ataca Globo e Witzel; governador do Rio e emissora respondem presidente”. Manchete de capa do Estadão online.

Vídeo de Bolsonaro

“Bolsonaro pede desculpas ao Supremo por vídeo de hienas. Presidente entrou em contato com Dias Toffoli para se retratar; horas depois, assessor reafirmou comparação”. Manchete de capa do Estadão.

Empresas

“Empresas reduzem dívidas com melhora da percepção do país. Risco-Brasil tem menor nível desde 2013 com queda de juros e Previdência”. Manchete de capa do O Globo.

Empresas fazem captação recorde, mas não investem. As emissões de companhias brasileiras no mercado de capitais doméstico deverão superar R$ 300 bilhões neste ano, um recorde para o país”. Manchete de capa do Valor Econômico.

Reforma dos militares

Comissão rejeita mudanças e finaliza votação da reforma dos militares. Protesto de praças contra a reprovação de destaque que ampliava, para qualquer militar, benefício hoje restrito a oficiais chegou a interromper a sessão”. Manchete de capa do Valor Econômico online.

📃 Editoriais do dia:

Vídeo de Bolsonaro

“Política na selva. Como rei leão, Bolsonaro talvez vislumbre poder incompatível com a Carta de 88”. Editorial da Folha.

Reformas

“Em busca do equilíbrio. Após Previdência, governo prepara medidas para conter gastos com funcionalismo”. Editorial da Folha.

“Uma proposta ousada. No papel, trata-se de uma revolução, mas é preciso otimismo para acreditar que este governo implementará ‘novo regime de responsabilidade fiscal’.” Editorial do Estadão.

“A essencial modernização do funcionalismo. Regulação dos servidores tem de elevar a eficiência do atendimento à população, que paga a conta”. Editorial do O Globo.

Saúde

“Cobertura universal de saúde. Se as tendências atuais se mantiverem, em 2030, na melhor das hipóteses, a cobertura se expandirá para 63% da população mundial, mas, na pior, pode retroceder para 39%.”Editorial do Estadão.

Tecnologia

“50 anos de rede digital. Maioria dos especialistas acredita que a digitalização deve transformar a existência humana para melhor”. Editorial do Estadão.

Armas

“Número recorde de novas armas é munição para mais violência. Contando renovações de registros, total chegou a um milhão, tendo crescido após flexibilização”. Editorial do O Globo.

Negócios

Ambiente de negócios do país piora, aponta Banco Mundial. Reforma tributária deve atacar o ponto mais frágil do Brasil no ‘Doing Business’”. Editorial do Valor Econômico.

(Anexo 6 publica diariamente a sinopse da grande mídia impressa, com foco nas manchetes, nos editoriais e nos destaques de capa)

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu