Bolsonaro troca comando das Forças Armadas e abre crise militar

Bolsonaro troca comando das Forças e abre maior crise militar desde 1977 (Folha). Militares recusam adesão política, e Bolsonaro troca chefes das Forças (O Globo). Comando das Forças Armadas é demitido por ordem de Bolsonaro (Estadão). Troca dos três comandantes gera alerta até entre aliados (Valor). Alto-comando avisa que não cederá ao golpismo (Correio)  Essas são as manchetes dos jornais da grande mídia, de hoje. 

🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_

*BIRÔ DE IMPRENSA*, Ano IV, Nº 871 de 31.03.2021

*Manchetes do dia*:

“Bolsonaro troca comando das Forças e abre maior crise militar desde 1977. Líderes foram contra ações anti-isolamento e mudança na pasta da Defesa. Trio havia tomado decisão inédita de renunciar. Diante da movimentação, Braga Netto os demitiu” *Manchete de capa da Folha*.

“Militares recusam adesão política, e Bolsonaro troca chefes das Forças. Comandantes deram recado ao presidente, que diz jogar ‘dentro da Constituição’. *Manchete de capa do O Globo*.

“Comando das Forças Armadas é demitido por ordem de Bolsonaro. Comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica são demitidos por rejeitarem o uso político das instituições militares; reunião com novo ministro tem falas duras e tapas na mesa” *Manchete de capa do Estadão*.

“Troca dos três comandantes gera alerta até entre aliados. Mudanças nas Forças Armadas deixaram até aliados receosos e geraram manifestações que reiteraram a necessidade de respeito à democracia” *Manchete de capa do Valor Econômico*.

“Alto-comando avisa que não cederá ao golpismo. Renúncia conjunta de comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, por discordar do presidente, é ato inédito na história do país. Cresce mal-estar entre militares de alta patente com investidas de Bolsonaro para politizar Forças Armadas.” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.

 *Editoriais do dia*:

_*FOLHA*_

°Dever cumprido. Cúpula militar que sai teve mérito de zelar pela Carta; que a nova faça o mesmo.” 

°”Cobrança ambiental. EUA deixam claro que Brasil só receberá verbas contra desmate com resultados.”

_*O GLOBO*_. 

“Militares devem evitar retrocesso democrático. Crise mostra que Forças Armadas resistem a avanço de Bolsonaro sobre as instituições republicanas.” 

“Bolsonaro retoma o seu rosto belicoso com reforma ministerial. No lugar do presidente afeito à acomodação com políticos, ressurge aquele disposto ao enfrentamento” 

_*ESTADÃO*_

°”Entre golpistas e velhacos. Nenhuma das trocas ministeriais visa a melhorar a administração. Prestaram-se somente a aplacar as neuroses do presidente e a saciar os apetites da família Bolsonaro, além da voracidade do Centrão”

°”Instabilidade institucional. Exploração política do ato tresloucado do PM baiano pretende criar instabilidade no País.” 

°”Um Orçamento inviável. Se Bolsonaro vetar o que deve ser vetado, sobra algo desse Orçamento mal feito?” 

°”A expansão e o futuro do e-commerce. Compras online tendem a se intensificar mesmo depois de normalizadas as atividades das empresas.”

_*VALOR ECONÔMICO*_

°“Bolsonaro obtém a troca da cúpula das Forças Armadas. Presidente quer tornar as Forças Armadas cúmplices diretas de um governo que erra sistematicamente” 

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a terça-feira, 30, em alta de 1,24%, a 116.850 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de -0,09%, a R$ 5,76.

Destaques:

Destaques históricos e comemorativos do dia
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Economia do Turismo

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


    Inscreva-se
    Notifique-me de
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments