Bolsonaro troca 6 ministros; Centrão amplia espaço no governo

Bolsonaro troca 6 ministros, afaga o centrão e surpreende militares (Folha). Pressionado, Bolsonaro cede ao Centrão e tenta controlar militares (O Globo). Ministro da Defesa cai por recusar uso político das Forças Armadas (Estadão). Pressionado, Bolsonaro substitui seis ministros (Valor). Bolsonaro cede a Centrão e abre crise com militares (Correio). Essas são as manchetes dos jornais da grande mídia, de hoje. 

? Edição: _Sérgio Botêlho_

*BIRÔ DE IMPRENSA*, Ano IV, Nº 870 de 30.03.2021

*Manchetes do dia*:

“Bolsonaro troca 6 ministros, afaga o centrão e surpreende militares. Demissão do titular da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, provoca incômodo no alto comando do Exército” *Manchete de capa da Folha*.

“Pressionado, Bolsonaro cede ao Centrão e tenta controlar militares. Aliada de Lira na articulação política. Mudança na Defesa desagrada às Forças. Delegado da PF assume Justiça. Ernesto deixa o Itamaraty. *Manchete de capa do O Globo*.

“Ministro da Defesa cai por recusar uso político das Forças Armadas. ‘Preservei as Forças Armadas como instituições de Estado’, diz Azevedo, demitido por Bolsonaro. Presidente faz mais 5 mudanças no Ministério. Troca de chanceler e ida de deputada para a Secretaria de Governo buscam contemplar Centrão” *Manchete de capa do Estadão*.

“Pressionado, Bolsonaro substitui seis ministros. As mudanças incluem a área militar e deixam cada vez mais claro que o presidente é mais sensível à opinião de seus apoiadores nas redes sociais do que à classe política” *Manchete de capa do Valor Econômico*.

“Bolsonaro cede a Centrão e abre crise com militares. Em situação insustentável, o chanceler Ernesto Araújo foi o primeiro a pedir demissão.” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.

 *Editoriais do dia*:

_*FOLHA*_

°Tumulto em Brasília. Acuado por centrão e empresariado, Bolsonaro troca ministros e causa inquietação.” 

°”Ideologia mortal. Cultura pró-armas dos EUA, que inspira o bolsonarismo, desafia a racionalidade.”

_*O GLOBO*_. 

“Bolsonaro precisa vetar gastos além do teto no Orçamento. Contabilidade criativa torna peça aprovada no Congresso não apenas inexequível, mas também ilegal.” 

“Guerra de marketing das vacinas substitui a guerra contra o vírus. Apesar de serem importantes, imunizantes ‘nacionais’ ainda estão longe de se tornar realidade.” 

_*ESTADÃO*_

°”A demissão do ‘orgulhoso pária’. Ernesto Araújo será devolvido a seu merecido anonimato, lugar onde seus delírios não prejudicam o País”

°”A educação na América Latina. Evasão escolar é um dos mais graves riscos do impacto da pandemia na educação.” 

°”Via torta para mudar as patentes. Cumprindo a Constituição, o Congresso fixou prazos para as patentes .” 

°”O crescimento do setor de serviços paulistano. Alta deveu-se ao desempenho das corretoras imobiliárias, das consultorias, dos escritórios de advocacia e das agências de comunicação.”

_*VALOR ECONÔMICO*_

°“Sem as linhas emergenciais, crédito dá sinais de estagnação. O governo parece não entender que para muitas empresas pode ser tarde demais para uma recuperação.” 

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a segunda-feira, 29, em alta de 0,56%, a 115.420 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,40%, a R$ 5,77.

Destaques:

Destaques históricos e comemorativos do dia
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Economia do Turismo

You may also like

Inscreva-se
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments