BID reúne 48 países no Paraguai

O Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento realizará sua Reunião Anual em Assunção, Paraguai, de 30 de março a 2 de abril. Líderes econômicos e financeiros de seus 48 países membros discutirão os principais desafios de desenvolvimento, comércio e investimento para a América Latina e o Caribe em áreas que vão de investimentos no setor privado a tendências políticas e do comércio global.

Representantes de outras agências de desenvolvimento, bancos comerciais, empresas e organizações da sociedade civil também estarão presentes na reunião. O evento marcará a 58ª reunião anual da Assembleia de Governadores do Grupo BID, a mais alta instância de tomada de decisões do Banco. A maioria dos Governadores são ministros da fazenda ou da economia ou presidentes de bancos centrais.

O Grupo BID é composto pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que proporciona recursos e financiamento para o setor público, a Corporação Interamericana de Investimentos (CII), que se concentra em operações do setor privado, e o Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN), que oferece doações e recursos para promover projetos inovadores de pequena escala na região.

Durante o evento, o Grupo BID lançará sua avaliação macroeconômica anual da região em meio a um ambiente econômico, político e comercial difícil. As conclusões do relatório macroeconômico serão divulgadas durante a Reunião Anual e painéis discutirão os principais desafios fiscais, comerciais, de investimentos e monetários.

O BID e o governo do Paraguai hospedarão o Fórum Empresarial “América Latina e Caribe: uma agenda de crescimento e desenvolvimento”. O evento reunirá cerca de 500 líderes do setor privado e representantes de alto nível dos governos das Américas, que analisarão questões fundamentais para promover um crescimento econômico sustentado apoiado no aumento da produtividade.

Os participantes dos painéis abordarão as oportunidades e desafios para a região em áreas como a promoção de segurança alimentar e o crescimento do agronegócio, como estimular o desenvolvimento de capital humano qualificado e de um ambiente propício à inovação e o investimento em infraestrutura de que a região precisa para ser um ator mais competitivo na economia global.

No fórum de investimentos, o CEO da CII, James P. Scriven, refletirá sobre o primeiro ano de operações da CII desde que o Grupo BID consolidou seu setor privado. Ele analisará as tendências do setor privado na região e como a CII está mais bem posicionada para abordar as necessidades em constante transformação de seus clientes em setores econômicos cruciais como energia renovável, transporte, água e saneamento, agronegócio e telecomunicações.

A Reunião Anual sediará a 8ª edição do evento Idear Soluções, que reúne alguns dos pensadores e empreendedores mais criativos do mundo. O evento Idear Soluções é destinado a inspirar criatividade e inovação e destacará o papel das mulheres como um motor de inovação e transformação no passado, presente e futuro da América Latina e do Caribe. Os interessados em participar do evento devem solicitar um convite em [email protected]

Sobre a Corporação Interamericana de Investimentos (CII)

A Corporação Interamericana de Investimentos (CII), membro do Grupo BID, é um banco de desenvolvimento multilateral comprometido com o apoio ao setor privado na América Latina e no Caribe. A CII financia empresas e projetos sustentáveis para alcançar resultados financeiros que maximizem o desenvolvimento social e ambiental da região. Com uma carteira atual de US$ 7 bilhões sob sua administração e 330 clientes em 20 países, a CII trabalha em vários setores para proporcionar soluções financeiras e serviços de consultoria que atendam às necessidades de seus clientes.

 

FONTE: Banco Interamericano de Desenvolvimento

 

You may also like

Inscreva-se
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments