Fórum reúne América Latina e Caribe pelo desenvolvimento sustentável

No evento, marcado para São José da Costa Rica, já estão confirmadas 750 pessoas de América Latina e Caribe

O presidente da Costa Rica, a vice-secretária-geral da ONU e a secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) inaugurarão a quinta reunião do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável.

O evento, convocado anualmente sob os auspícios da CEPAL, será realizado de 7 a 9 de março de 2022 em San José, Costa Rica.

Já está confirmada a presença de mais de 750 pessoas entre representantes de governos, instituições internacionais, do Sistema das Nações Unidas, setor privado, academia e sociedade civil, que participarão de forma presencial e virtual.

Na reunião, que contará com mais de 25 eventos paralelos, os participantes se reunirão para analisar os avanços e desafios da implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável na região.

Presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado, a vice-secretária-geral das Nações Unidas, Amina Mohammed, e a secretária executiva da CEPAL, Alicia Bárcena participarão da sessão de abertura da quinta reunião do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável, que será realizada de 7 a 9 de março de 2022 na Costa Rica, país que exerce a presidência pro tempore da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

Já está confirmada a presença de mais de 750 pessoas entre representantes de governos, instituições internacionais, do Sistema das Nações Unidas, setor privado, academia e sociedade civil, que participarão de forma presencial e virtual. Na reunião, que contará com mais de 25 eventos paralelos, os participantes se reunirão para analisar os avanços e desafios da implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável na região.

O Encontro Intergovernamental será inaugurado na segunda-feira, 7 de março às 08h da Costa Rica (11h de Brasília) por Carlos Alvarado, presidente da Costa Rica, país que exerce a presidência pro tempore da CEPAL; Amina Mohammed, vice-secretária-geral das Nações Unidas; e Alicia Bárcena, secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

Na mesma segunda-feira, 7, às 12h20 da Costa Rica (15h20 de Brasília), o Presidente Carlos Alvarado, Amina Mohammed e Alicia Bárcena farão uma coletiva de imprensa no local da reunião para anunciar os detalhes do Fórum. Os jornalistas que desejarem participar de forma virtual deverão se inscrever pelo seguinte link Zoom:

https://cepal-org.zoom.us/webinar/register/WN_phGNYuEERUGqZcTJ2ta35A

O Fórum Regional procura proporcionar oportunidades úteis de aprendizagem entre pares por meio de revisões voluntárias, intercâmbio de boas práticas e discussão de metas comuns. Suas conclusões são enviadas diretamente ao Fórum Político de Alto Nível (FPAN) sobre o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, mecanismo global de seguimento da Agenda 2030 que se reúne todo mês de julho em Nova York.

No âmbito da reunião, Alicia Bárcena apresentará o quinto relatório sobre os avanços e os desafios regionais da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável na América Latina e no Caribe, intitulado: Uma década de ação para uma mudança de época.

O chanceler da Costa Rica, Rodolfo Solano, por su vez, apresentará o documento Uma agenda inovadora de financiamento para a recuperação.

A reunião contempla para terça-feira, 8 de março, a comemoração oficial do Dia Internacional da Mulher, em que participarão ministras e altas autoridades dos mecanismos para o avanço das mulheres, além de altas representantes das Nações Unidas e da sociedade civil.

A quinta reunião do Fórum terá também cinco mesas temáticas que abordarão temas como o desenvolvimento em transição e a urgência de avançar para uma renovada cooperação internacional para o desenvolvimento; o monitoramento estatístico, quantitativo e territorial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; os desastres naturais e a assimetria da mudança climática no Caribe; a conservação e o uso sustentável da biodiversidade para uma recuperação sustentável; e a educação e igualdade de gênero como direito humano central para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O programa completo da quinta reunião do Fórum está disponível no site especial do Encontro: https://foroalc2030.cepal.org/2022/es

Os jornalistas locais e representantes da imprensa internacional com representação na Costa Rica que desejarem assistir ao evento de forma presencial devem se registrar usando este formulário: https://eventos.cepal.org/event/67/. Receberão um e-mail automático assim que sua inscrição for aceita.

Nota importante – O envio do formulário de inscrição é condição necessária para assistir presencialmente à reunião, mas NÃO garante o acesso ao evento. Os organizadores locais podem restringir a entrada se necessário, seja por motivos de capacidade devido à pandemia da COVID-19, pela situação sanitária do país anfitrião, ou por motivos de segurança ou outros que possam surgir no momento. Agradecemos desde já a sua compreensão e respeito diante dessas condições.

As atividades oficiais do evento também poderão ser acompanhadas de forma virtual ao vivo pelo site da reunião, pelo site da CEPAL www.cepal.org, por https://live.cepal.org/ e pelas contas institucionais no Twitter (https://twitter.com/cepal_onu) e pelo Facebook (https://www.facebook.com/cepal.onu).

Edição do Anexo 6: Sérgio Botêlho, com informações das Nações Unidas

 

You may also like

Inscreva-se
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments