Abordagens sobre governo e economia se destacam na mídia

Abordagens sobre governo e economia, política, racismo, justiça, Uruguai. São estes os temas em destaque no noticiário deste domingo, 01 de dezembro de 2019. Chegamos ao 335º dia de 2019 e, portanto, bem próximos de ver encerrado mais um ano. Isso, porque estamos a apenas 30 dias para o réveillon 2019-2020.

🖋 Edição: Sérgio Botêlho

📃 Manchetes do dia:

Governo

“Paulo Guedes: Bolsonaro apoia reformas, problema é o ‘timing’. Sobre AI-5, ministro se diz mal interpretado, mas defende ‘ordem’. “. Manchete de capa do O Globo.

“Falas autoritárias do governo Bolsonaro geram desconfiança. Declarações reforçam avaliação de que estabilidade e segurança jurídica dependem do Congresso e do Supremo”. Manchete de capa da Folha.

“Sem radares, menos multas e mais acidentes com vítimas”. Destaque de capa do O Globo.

“Laura Carvalho: fórmula explosiva do bolsonarismo”. Destaque de capa da Folha.

“Se economia não reagir governo não se sustenta, diz Simone Tebet”. Destaque de capa da Folha.

Fuga de profissionais

“Profissionais de tecnologia trocam Brasil por exterior. Empresas estrangeiras atraem brasileiros com passagens, casa e ajuda com visto”. Manchete de capa do Estadão.

Política

“Ultra direita de Espanha e Hungria inspira o Aliança. Sigla de Bolsonaro se alinha aos europeus Vox e Jobbik”. Destaque de capa do O Globo.

“Emenda não melhora vida das pessoas, diz TCU. Após analisar dados de 2014 a 2017, auditoria mostra que necessidades do povo em geral são ignoradas quando parlamentares decidem onde alocar dinheiro público”. Destaque de capa do Estadão.

“Troca de cartório por certificado digital reduz custos em até 90%”. Destaque de capa do O Globo.

“A voz trans na Assembleia de SP. Codeputada Erika Hilton conta como venceu a exclusão.” Destaque de capa do Estadão.

Economia

“Países pobres vão em busca de verbas dos ricos na 25ª Conferência do Clima ”. Destaque de capa do O Globo.

“Juro do cheque vai ser 10 vezes maior que o de Portugal. Banco recorreu a estudo para convencer CMN a fixar teto para taxa de cheque especial”. Destaque de capa do Estadão.

“Teles trabalham com leilão de 5G só em 2021”. Destaque de capa da Folha.

“Brasil devia liberar cassinos, afirma chefe da Embratur”. Destaque de capa da Folha.

“Preço da carne, em especial a bovina, deve se manter em alta”. Manchete da hora da Folha online.

Racismo

“Casos de injúria racial no esporte crescem no País. Registro de ocorrências teve aumento este ano em relação a 2018, e representam o maior índice dos últimos seis anos”. Destaque de capa do Estadão.

“Candidatos negros têm menos verbas de partidos nas eleições”. Destaque de capa do O Globo.

Justiça

“Entrevista. ‘Não há contaminação ideológica de julgadores’. Gebran Neto afirma que decisão do TRF-4 de rejeitar recurso de Lula não afronta o Supremo Tribunal Federal”. Destaque de capa do Estadão.

Uruguai

“Lacalle quer manter leis de aborto e maconha. Presidente eleito promete priorizar pauta econômica e manter iniciativas da Frente Ampla que nos últimos 15 anos legalizaram maconha, aborto e casamento gay; grupos esquerdistas temem que ala conservadora de coalizão vencedora pressione por anulações”. Destaque de capa do Estadão.

São Paulo

“Bairros planejados mudam a cara de regiões da cidade”. Destaque de capa da Folha.

“Prefeitura de São Paulo não indica onde gastará 90% de verba localizada”. Destaque da hora da Folha.

📃 Editoriais do dia:

Economia

“País reage ainda fora de ritmo. O Brasil seguirá em ritmo inferior à média global se não elevar o potencial produtivo.” Editorial do Estadão.

“Falta de mão de obra qualificada. Sem a mão de obra especializada para atuar em áreas estratégicas para seu crescimento, as empresas poderão perder contratos ou oportunidades de expansão da produção, mesmo com o aumento da demanda”. Editorial do Estadão.

 “Febre cambial. Alta do dólar pode ser explicada ao menos em parte por transformações econômicas”. Editorial da Folha.

Justiça

“À espera da Justiça. Lentidão de juízes favorece impunidade mas também mantém presos sem condenação”. Editorial da Folha.

Flip

“Reações de intolerância na Flip pela homenagem a Elizabeth Bishop. Qualidade poética indiscutível é colocada em segundo plano diante de seu apoio ao golpe de 64”. Editorial do O Globo.

Educação

“Câmara avalia inépcia na gestão da educação. Relatório de comissão retrata fragilidades em gestão da área essencial ao desenvolvimento”. Editorial do O Globo.

Bolsonaro

“Amadorismo. Jair Bolsonaro julga que sua tarefa inclui abarrotar o Congresso de decretos, MPs e PECs sem definir prioridades e sem negociar.” Editorial do Estadão.

📊 Mercado:

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não funciona nos finais de semana.

⏳ Destaque histórico:

“Em 01 de dezembro de 1955, em Montgomery, Alabama, a costureira Rosa Parks se recusa a ceder seu lugar no ônibus para um homem branco e é presa por violar as leis de segregação racial da cidade, incidente que leva ao boicote aos ônibus da cidade.” Mais informações sobre o dia de hoje na história, é só clicar.

 

(Anexo 6 publica diariamente a sinopse da grande mídia impressa, com foco nas manchetes, nos editoriais e nos destaques de capa)

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu