31 de janeiro: Dia de São João Bosco

Sonho de São João Bosco é tido como profético sobre a futura localização de Brasília

Sérgio Botelho/Anexo 6 – São João Bosco (1815-1888) foi um padre católico italiano, educador e escritor, conhecido por seu trabalho com jovens desfavorecidos e por fundar a Sociedade Salesiana de São Francisco de Sales, uma ordem religiosa dedicada à educação e cuidado dos jovens, especialmente os mais pobres. Ele foi canonizado como santo pela Igreja Católica em 1934.

A ligação de São João Bosco com Brasília, a capital do Brasil, é de natureza mais simbólica e profética. São João Bosco teve um sonho profético em 1883, no qual ele viu uma série de pontos entre os paralelos 15º e 20º ao sul, onde surgiria uma grande civilização. Muitos acreditam que essa visão estava relacionada à futura localização de Brasília, que está próxima ao paralelo 15º sul. Essa crença se tornou parte do ideário local e é frequentemente citada como uma previsão mística da fundação da cidade.

Brasília, por sua vez, foi fundada em 1960 e é um exemplo notável de planejamento urbano e arquitetura moderna. A cidade foi projetada pelo urbanista Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, sendo conhecida por sua disposição inovadora e seus edifícios icônicos. A cidade foi construída com o objetivo de promover o desenvolvimento do interior do Brasil e para servir como a nova capital do país, transferindo a capital do Rio de Janeiro. A escolha do local e a rapidez da construção de Brasília são aspectos que, para alguns, parecem estar alinhados com a “profecia” de São João Bosco.

Essa associação entre São João Bosco e Brasília é uma mistura interessante de história, fé e cultura brasileira, refletindo como figuras históricas e eventos podem ser interpretados e reimaginados de maneiras que transcendem o tempo e o espaço.

(A imagem é da Diocese de Leopoldina e retrata o santuário de Dom Bosco em Brasília)

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES