MANCHETES E EDITORIAIS DE 01.12.2023

O setor de petróleo está em alta nas manchetes dos principais jornais da grande mídia impressa nesta sexta-feira, 1. O Globo e o Estadão enfatizam mudanças no estatuto da Petrobras, que possibilitam indicações políticas na estatal. Enquanto isso, o Brasil é convidado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo para fazer parte da organização, e avalia o convite. O assunto é manchete da Folha.

Manchetes do dia:

“Mudança no estatuto facilita indicação política na Petrobras. Estatal só poderá aplicar nova regra após julgamento do TCU.” Manchete de capa do O Globo.

“Mudança no estatuto facilita indicações políticas na Petrobras. Maioria dos votos em assembleia foi dada pela União; decisão do TCU, porém, suspende aplicação.” Manchete de capa do Estadão.

“Em meio à COP28, Brasil avalia convite para a Opep. Ministro afirma que país deseja integrar cartel de petróleo; fim dos combustíveis fósseis é tema da cúpula do clima da ONU.” Manchete de capa da Folha.

Editoriais do dia:

“‘Jabutis’ em legislação do setor elétrico encarecem a conta de luz. Iniciativas para favorecer térmicas e outros grupos de interesse tornarão a eletricidade mais cara ao consumidor.” Editorial do O Globo.

“Decisão do STF respeita caráter do jornalismo. Ao divulgar acusações falsas de terceiros, veículo de imprensa só poderá ser punido se houver má-fé.” Editorial do O Globo.

“O STF e imprensa responsável. Ao fixar parâmetros para que uma empresa jornalística possa ser punida por calúnia praticada por entrevistado, STF trata menos da liberdade e mais da responsabilidade da imprensa.” Editorial do Estadão.

“O incrível caso da estatal Ceitec. Ao reativar empresa inútil, Lula atesta ser incapaz de aprender com seus erros. Pior: movido pela inabalável fé em si mesmo, insiste em repeti-los à espera de resultados diferentes.” Editorial do Estadão.

“Capítulo sombrio. Contra a Constituição e a própria história, STF abre brechas para ataques à liberdade de informação.” Editorial da Folha.

“O legado de Kissinger. Para o bem e o mal, mais importante diplomata do pós-guerra ajudou a moldar o mundo do século 20.” Editorial da Folha.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quinta-feira, 30, em alta de 0,92%, a 127.331 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,51%, a R$ 4,91.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES