Parlamentares protocolam pedido de impeachment contra Barroso

O pedido ocorre devido à declaração do ministro dada no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).

1
1132

Políticos da oposição, protocolaram nesta quarta-feira (19/7) um pedido de impeachment contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Roberto Barroso, por crime de responsabilidade.

O pedido se deu por declarações do magistrado durante o 59° Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), que aconteceu no dia 12 de julho, em Brasília. Na ocasião, o ministro fez o seguinte discurso: “Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas.”

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, o deputado federal, líder da oposição, Carlos Jordy (PL-RJ), considerou as falas do ministro como “algo gravíssimo”.

“Ele vem demonstrando a sua atuação político partidária, dessa vez ele deixa claro que ele tem um lado. Deixa claro que ele participou da derrota do outro lado.”

Estiveram presentes no Congresso para protocolar o pedido os senadores Jorge Seif (PL-SC) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ), além deles, participaram os deputados, Cabo Gilberto (PL-PB), Carlos Jordy (PL-RJ) e Paulo Fernando (Republicanos-DF).

No documento protocolado, os parlamentares afirmam que por meio da fala, Luiz Roberto Barroso, “comemorou o resultado da eleição”.

“É evidente que ele, por meio dessa fala, comemora o resultado da eleição, jactando- se pessoalmente por ter participado ativamente, no exercício de suas funções de magistrado no STF e TSE, dos processos e encadeamentos fáticos que compuseram o uso desvirtuado das instituições nacionais, que culminaram no flagrante favorecimento de um dos candidatos ao pleito presidencial de 2022, em detrimento do outro, corrompendo a normalidade e a lisura do processo eleitoral.”

Além da fala no evento da UNE, a oposição questiona também a participação do magistrado em uma palestra em Harvard, na qual se tratava do assunto: “papel das instituições brasileiras na defesa à democracia”.

Os parlamentares alegam que é preocupante a mera presença do magistrado “nesse ambiente politizado”.

“Já é institucionalmente preocupante a mera presença de um magistrado nesse ambiente evidentemente politizado e com claro viés de ataques a uma outra corrente política. Pouco importa que esses ataques ocorram sob o pretexto de “defesa da democracia”, uma vez que esta nunca esteve em risco e que nenhuma corrente política relevante pregou o autoritarismo no período.”

Segundo o senador Jorge Seif (PL-SC), o requerimento de impeachment já conta com a assinatura de 15 senadores e mais de 70 deputados. Seif afirmou que a declaração do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criticando as falas de Barroso, contribui para o avanço do pedido.

1 COMENTÁRIO

  1. Wow, marvelous blog format! How lengthy have you been running a blog for?
    you make blogging look easy. The overall glance of your web
    site is great, as neatly as the content! You can see similar here sklep

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui