SINOPSE DO NOTICIÁRIO DE 08.07.2023

Na edição de hoje, a Folha de S.Paulo destaca a aprovação, pela Câmara dos Deputados, de mudança no sistema de arbitragem da Receita Federal. O texto sinaliza que a decisão, ao retomar o voto de qualidade do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), coroa uma semana de vitórias para o ex-presidente Lula.

O tema é ecoado pelo jornal O Globo, que enfatiza o raro consenso político que impulsiona a pauta econômica. Segundo o jornal, um dia após a reforma tributária, a Câmara aprovou uma regra que favorece a Receita em disputas fiscais.

Por sua vez, O Estado de S. Paulo aponta para um conflito emergente na região Nordeste. Os Estados nordestinos estariam buscando alterar a divisão de verbas na reforma tributária. Uma emenda proposta autoriza a criação de um novo tributo estadual.

Já o Correio Braziliense revela que a decisão sobre o futuro do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCDF) foi adiada para agosto pela Câmara dos Deputados.

No Estado de Minas, a esperança de melhorias para a rodovia BR-381 se destaca, após a Agência Nacional de Transportes Terrestres detalhar parâmetros para obras, como duplicação e manutenção.

A privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) é a principal manchete do jornal Zero Hora, com destaque para a ação do governador Eduardo Leite em meio a uma disputa no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O Diário de Pernambuco, por fim, evidencia a questão dos prédios “caixão” na região do Grande Recife, após novo desabamento com 8 mortos. Com um expressivo número desses edifícios, a metade deles apresenta riscos que vão de leves a graves, e, mais uma vez, um prédio condenado há quase duas décadas desmoronou.

MANCHETES DO DIA

“Avanço histórico. Reforma tributária aprovada pela Câmara pode transformar economia; cabe ao Senado votá-la logo.” Editorial da Folha.

“Ataque a Marco do Saneamento deve ser repelido. Depois de derrota na Câmara, governo volta à carga com decretos que prejudicam os mais pobres.” Editorial do O Globo.

“Vacina japonesa contra dengue precisa ser oferecida pelo SUS. Não faz sentido proteção contra uma doença letal estar ao alcance apenas de quem pode pagar.” Editorial do O Globo.

“Enfim, a reforma tributária. Aprovou-se a reforma possível. O pior cenário seria sua rejeição, desperdiçando uma rara sintonia.” Editorial do Estadão.

“STF não é casa legislativa. O caso da licença-paternidade é paradigmático dessa confusão entre Judiciário e Legislativo.” Editorial do Estadão.

“A natureza do partido de Valdemar. Nem bem Bolsonaro se tornou inelegível, Valdemar já foi tratar de seus interesses no governo.” Editorial do Estadão.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a sexta-feira, 07, em alta de 1,25%, a 118.898 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de -1,34%, a R$ 4,86.

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.

Notícias sobre Turismo

Edição: Sérgio Botêlho

Fale com o editor

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES