Notícias matinais do dia 18.06.2023

Os avanços na inteligência artificial e a sua aplicação no combate ao preconceito no recrutamento de profissionais, é o assunto de capa do Estadão. Na busca incessante por equidade, a tecnologia emerge como ferramenta de combate aos vieses na contratação de pessoal

No Estado de Minas, o noticiário do dia é pautado por uma entrevista com o presidente do STM, o tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli, que critica a presença militar em funções políticas, prática adotada pelo governo anterior.

A polarização política no Brasil continua sendo um ponto de destaque e debate. Segundo pesquisa Datafolha, publicada pela Folha, mais da metade da população se declara convictamente petista ou bolsonarista, uma marca da intensa divisão ideológica no país.

O jornal O Globo destaca o crescimento alarmante de fraudes no reembolso de planos de saúde, um problema que, ao que tudo indica, vem crescendo e ganhando proporções preocupantes.

E no Correio Braziliense, a senadora Eliziane Gama do PSD-MA, se manifesta de forma incisiva sobre a presença do senador Marcos do Val na CPMI que apura os atos golpistas de 8 de janeiro. Ela questiona a viabilidade de se ter uma comissão investigativa composta por membros que são eles próprios alvos de investigação.

Manchetes do dia:

“Avanço em IA é usado contra preconceito em recrutamento de profissionais. Aprimoramento da tecnologia ajuda empresas a reduzir vieses na seleção e contratação de pessoal.” Manchete de capa do Estadão.

“Entrevista com presidente do STF: ‘Militar não é para estar em funções políticas’. Tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli critica o alto número de militares da ativa no governo passado e elogia atuação do presidente do TSE: ‘corajoso’.” Manchete de capa do Estado de Minas.

“Maioria da população se declara petista ou bolsonarista convicta. Pesquisa Datafolha mostra que 29% se consideram muito alinhados a partido de Lula e outros 25% a ex-presidente.” Manchete de capa da Folha.

“País tem boom de fraudes no reembolso de planos de saúde. Em um ano, ao menos 135 inquéritos foram abertos para apurar esquemas.” Manchete de capa do O Globo.

“Entrevista com Eliziane Gama, senadora (PSD-MA). ‘É temerária a presença do {senador} Marcos do Val na CPMI ‘que apura os atos golpistas de 8 de janeiro’. De acordo com a relatora, ‘não dá para gente ter uma comissão com vários membros investigados, que coloca em suspeição o próprio trabalho da CPMI’.” Manchete de capa do Correio Braziliense.

Editoriais do dia:

“Fase da acomodação. Nível razoável de popularidade de Lula favorece empenho na agenda administrativa.” Editorial da Folha.

“Reforma para todos. Ao Planalto compete esclarecer que a mudança dos impostos interessa à maioria.” Editorial da Folha.

“Protecionismo americano levanta preocupação. Em vez de repetir políticas que deram errado no passado, Brasil deveria aproveitar as novas oportunidades.” Editorial do O Globo.

“Inauguração da Norte-Sul demonstra importância das ferrovias privadas. Estrada de ferro essencial é concluída com quase 40 anos de atraso, num país que ainda privilegia o caminhão.” Editorial do O Globo.

“Milhões de eleitores à procura de um candidato. Pesquisa revela que eleitores à direita ainda espera um candidato genuinamente conservador e liberal.” Editorial do Estadão.

“EUA e China em busca de ‘estabilidade estratégica’. Visita do secretário de Estado americano simboliza tentativa de encontrar mecanismos de convivência geopolítica.” Editorial do Estadão.

“Desmatamento como legado. Passivo ambiental de Jair Bolsonaro é simbolizado pela devastação no último ano de seu governo.” Editorial do Estadão.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não opera nos finais de semana.

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.

Notícias sobre Turismo

Edição: Sérgio Botêlho

Fale com o editor

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES