Notícias matinais do dia 01.06.2023

Perrengue político envolvendo a reorganização ministerial, assuntos educacionais, econômicos e judiciários dominam as manchetes dos jornais da grande mídia nacional

Como faz diariamente, e logo cedo, o Anexo 6 resume para você o que dizem as manchetes dos jornais da grande imprensa, do dia. Nesta quinta-feira, 1 de junho de 2023, destaca-se decisão tomada pela Câmara dos Deputados que permitiu ao governo superar perrengue político, após muita negociação, e conseguir a aprovação da Medida Provisória que reorganizou as competências ministeriais segundo o projeto do governo Lula. O Globo, o Correio Braziliense, o Estado de Minas e o Zero Hora evidenciaram esse fato em suas manchetes.

Mas, há outros assuntos:

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou a revisão do Plano Diretor na primeira instância, como noticia a Folha de S. Paulo, uma decisão que pode levar a um grau maior de verticalização na cidade, apesar das críticas de urbanistas.

Na esfera da educação, o Estadão destaca um dado preocupante divulgado pelo MEC: mais da metade dos alunos do 2º ano não estão alfabetizados, apontando para um desafio significativo no campo educacional.

No âmbito da economia, o Valor Econômico traz a informação de que falências demoram, em média, 16 anos no país e devolvem pouco aos credores. Um estudo inédito da ABJ aponta que apenas 6,1% do passivo é pago após esse longo período de espera.

Enfim, o Diário de Pernambuco noticia a condenação do ex-presidente Fernando Collor de Mello a 8 anos de prisão pelo STF, demonstrando que a justiça continua sua marcha, apesar das turbulências políticas.

Em suma, o cenário político e suas ramificações na educação e na economia dominam as manchetes dos principais jornais do país, evidenciando a importância dessas questões para o futuro do Brasil.

Sérgio Botêlho, editor do Anexo 6

*Manchetes do dia*:

“Câmara de SP aprova revisão do Plano Diretor em 1º turno. Projeto, que abre brecha para mais verticalização, é criticado por urbanistas.” *Manchete de capa da Folha*.

“Câmara aprova MP, após ultimato de Lira ao governo. Lula atual, e Planalto libera valor recorde em emendas para manter ministérios.” *Manchete de capa do O Globo*.

“Mais da metade dos alunos do 2º ano não está alfabetizada, aponta o MEC. Escrever bilhetes e convites e ler textos simples e tirinhas são alguns dos itens do teste.” *Manchete de capa do Estadão*.

“Falências demoram em média 16 anos no país e devolvem pouco aos credores. De acordo com estudo inédito da ABJ, a partir de 6.269 processos do Estado de São Paulo, apenas 6,1% do passivo é pago após tanto tempo de espera.” *Manchete de capa do Valor Econômico*.

“Planalto libera R$ 1,7 bilhão e MP da Esplanada é aprovad.” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.

“MP dos Ministérios aprovada na Câmara.” *Manchete de capa do Estado de Minas*.

“Após impasse com o governo Lula, Câmara aprova MP dos Ministérios.”*Manchete de capa do Zero Hora*.

“STF condena Fernando Collor de Mello a 8 anos de prisão *Manchete de capa do Diário de Pernambuco*.

*Editoriais do dia*:

_*FOLHA*_

“A escolha para o STF. Lula comprometerá credibilidade da alta corte se indicar ministro por lealdade.”

“Traumas do trânsito. Taxa de internação de motociclistas expõe grave problema para a saúde pública.”

_*O GLOBO*_.

“Agressão a jornalistas no Itamaraty exige mais que protesto contra Maduro. Truculência dos seguranças do ditador da Venezuela contou com apoio de profissionais brasileiros.”

“Marco temporal prova protagonismo do Parlamento. Aprovação na Câmara de lei que restringe demarcações é revés para Executivo e recado ao Judiciário”

*ESTADÃO*_

“Congresso mostra a Lula quem manda. Série de derrotas indica que o governo não entendeu sua condição minoritária para ditar a agenda do País.”

“O anêmico ‘Consenso de Brasília’. Fracasso da cúpula sul-americana mostra a resistência à pretensão de Lula de reviver a Unasul”

“Os jabutis da Mata Atlântica. Lula faz bem ao prometer vetar o inaceitável afrouxamento das regras de proteção do bioma.”

_*VALOR ECONÔMICO*_.

“Defesa de Maduro por Lula racha cúpula sul-americana. Os erros de Lula estão desenhando uma trajetória que une o antiamericanismo tosco à afinidade com regimes autoritários.”

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quarta-feira, 31, em baixa de -0,58%, a 108.355 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,60%, a R$ 5,07.

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.

Notícias sobre Turismo

Edição: Sérgio Botêlho

Fale com o editor

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES