Sinopse do noticiário de 24.05.2023

GRANDE MÍDIA IMPRESSA 24.05.2023: Câmara aprova arcabouço fiscal em 1ª vitória do governo Lula. Mercado de crédito privado dá sinais de retomada, após três meses parado

 *Manchetes do dia*:

“Câmara aprova arcabouço fiscal em 1ª vitória do governo Lula. Texto-base passa com 372 votos; relator alterou item sobre expansão de gasto para limitar avanço.” *Manchete de capa da Folha*.

“Câmara aprova texto-base do arcabouço fiscal com 372 votos. Nova regra econômica que substitui o teto de gastos seguirá para o Senado.” *Manchete de capa do O Globo*.

“Com folga, texto-base da nova regra fiscal passa na Câmara. Relator fechou brecha para mais gastos; placar foi de 372 votos a 108.” *Manchete de capa do Estadão*.

“Mercado de crédito privado dá sinais de retomada, após três meses parado. O custo para levantar recursos parou de subir, depois da alta ocorrida de janeiro a abril, e captações via debêntures e CRAs voltam ao radar das empresas.” *Manchete de capa do Valor Econômico*.

“Câmara impõe ao DF perdas no Fundo Constitucional. Arcabouço fiscal é aprovado por 372 a 108 e prevê mudanças no cálculo de verbas para capital.” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.

“Energia mais cara. A partir de domingo, tarifa para consumidores residenciais, comerciais e propriedades rurais terão reajuste médio de 15,55%.” *Manchete de capa do Estado de Minas*.

“Pedidos de seguro-desemprego no RS crescem 5,5% na largada do ano.”*Manchete de capa do Zero Hora*.

“Alepe leva Rodrigo Novaes para o TCE e impõe derrota a Raquel” *Manchete de capa do Diário de Pernambuco*.

*Editoriais do dia*:

_*FOLHA*_

Técnico e legítimo. BC é protegido de pressões, mas segue democrático indicado por presidente eleito.

“Saúde amazônica. Déficit de médicos na região ainda se mantém; política de longo prazo é vital.”

_*O GLOBO*_.

“A persistência insidiosa do Custo Brasil. País desperdiça 19,5% do PIB com deficiências na burocracia, na infraestrutura e na mão de obra.”

“Reação europeia a plataformas digitais contrasta com hesitação brasileira. União Europeia impôs € 1,2 bilhão em multa contra a Meta, dona de Facebook, Instagram e WhatsApp”

*ESTADÃO*_

“Placebo fiscal. Com piora nos números, arcabouço fiscal já parece insuficiente para estabilizar dívida pública.”

“Não compete ao STF legislar. Com implementação do juiz de garantias suspensa, STF desmoraliza Judiciário e desrespeita Poderes”

“Contra racismo, não bastam palavras. Caso Vini Jr. expõe covardia da cúpula do futebol, que se limita a notas de repúdio e slogans vazios.”

_*VALOR ECONÔMICO*_.

“Congresso muda o mapa do poder dos Ministérios. Como o desenho ministerial é sobretudo político, o parecer dado ontem pelo relator não poderia deixar de ser polêmico.”

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a terça-feira, 23, em baixa de -0,26%, a 109.929 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,02%, a R$ 4,97.

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.

Notícias sobre Turismo

Edição: Sérgio Botêlho

Fale com o editor

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES