Maria Luiza Ribeiro Viotti é confirmada como embaixadora do Brasil nos EUA

Nesta quarta-feira (17), o plenário aprovou a nomeação de Maria Luiza Ribeiro Viotti como embaixadora do Brasil nos Estados Unidos. A indicação de Viotti, a primeira mulher a ser indicada para tal cargo, recebeu 44 votos a favor, 1 contra e 1 abstenção.

Anteriormente, na quinta-feira (11), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) havia aprovado a indicação de Viotti após uma sabatina. A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), relatora da indicação, salientou que este é um importante marco na diplomacia brasileira.

Gabrilli expressou seu orgulho em ser a relatora da nomeação. Ela destacou que essa é a primeira vez que uma mulher liderará a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos, fortalecendo os esforços para uma maior representatividade de gênero nos postos de maior importância no serviço exterior brasileiro.

Nascida em Belo Horizonte, Viotti, de 69 anos, entrou para a carreira diplomática em 1976. Ela concluiu sua graduação em Ciências Econômicas pela Associação de Ensino Unificado de Brasília em 1978, e também concluiu os cursos de Aperfeiçoamento de Diplomatas (1982) e Altos Estudos (1995). Viotti possui um mestrado em economia pela Universidade de Brasília (UnB).

Ao longo de sua carreira, Viotti ocupou vários cargos no Ministério das Relações Exteriores. Entre 2004 e 2006, ela foi diretora do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais, e diretora do Departamento de Organismos Internacionais entre 2006 e 2007. No exterior, Viotti desempenhou vários cargos, incluindo conselheira na embaixada do Brasil na Bolívia, embaixadora-representante permanente na Organização das Nações Unidas (ONU) de 2007 a 2013 e embaixadora do Brasil na Alemanha de 2013 a 2016. Entre 2017 e 2022, ela serviu como chefe de gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Crédito da foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

 

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES