PF deflagra operação para combater atos antidemocráticos no Ceará

policia

São cumpridos 32 mandados de busca e apreensão em três estados

Fortaleza/CE. A Polícia Federal deflagrou a Operação Impávido Colosso, na manhã desta quinta-feira (30/3), com o objetivo de instruir Inquérito Policial que apura atos antidemocráticos no Ceará. Ao todo, 32 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 12ª Vara da Justiça Federal, estão sendo cumpridos em Fortaleza/CE (21), Maracanaú/CE (3), Itaitinga/CE (1), Caucaia/CE (1), Pacajus/CE (1), Tauá/CE (1), Brejo Santo/CE (1), Imperatriz/MA (2) e Condor/RS (1). A operação conta com participação de 140 policiais federais e se desenvolve em parceria com o Ministério Público Federal.

A investigação da PF apontou, com troca de informações com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará, os líderes, financiadores e organizadores do apoio logístico de manifestação contra instituições democráticas ocorrida na BR-116, em Fortaleza/CE, entre os dias 31/10/2022 e 02/11/2022, bem como de manifestação posterior ocorrida na Avenida Alberto Nepomuceno, no centro de Fortaleza/CE.

As condutas dos investigados podem configurar o cometimento, em tese, dos crimes de associação criminosa e incitação das Forças Armadas contra os poderes institucionais, com penas de até três anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados a partir do material apreendido.

O nome da operação remete a trecho do hino nacional. As investigações continuam para delimitação da autoria dos crimes, com análise do material apreendido e fluxo financeiro dos suspeitos.

Crédito da foto: Polícia Federal

Edição do Anexo 6: Sérgio Botêlho, com informações da Polícia Federal

 

Compartilhe este artigo:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Senado aprova MP dos Ministérios

O Senado aprovou nesta quinta-feira (1º) — último dia de vigência — a medida provisória 1.154/2023, que reestrutura os ministérios do Poder Executivo. A matéria havia

SINOPSE DO NOTICIÁRIO DE 01.06.2023

Perrengue político envolvendo a reorganização ministerial, assuntos educacionais, econômicos e judiciários dominam as manchetes dos jornais da grande mídia nacional

SINOPSE DO NOTICIÁRIO DE 31.05.2023

GRANDE MÍDIA IMPRESSA 31.05.2023: Câmara aprova marco temporal em novo revés para o governo. Espera por ‘carro popular’ de Lula derruba vendas