Tem início nesta segunda, 13, a 84ª reunião de prefeitos em Brasília

Com as presenças do presidente Lula e do vice, Alckmin, a Frente Nacional de Prefeitos contabiliza mais de 500 inscritos para o evento destas segunda e terça, em Brasília

A 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) será realizada em Brasília/DF nesta segunda-feira, 13, e 14, terça-feira. Estão confirmadas mais de 520 inscrições, incluindo 100 prefeitos, 15 dos quais são de capitais.

O evento reunirá prefeitas e prefeitos de todas as regiões para debater os desafios das médias e grandes cidades com o presidente e vice-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin.

Além disso, a presença dos ministros Gilmar Mendes (do Supremo), Fernando Haddad (da Fazenda) e Alexandre Padilha está garantida. Mais informações sobre a programação estão disponíveis no link: https://bit.ly/3JqNtm9.

Semana passada, um grupo de governantes municipais, liderados pelo presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju/SE, estiveram na capital federal mobilizando e oficializando convite para a participação das autoridades no encontro de prefeitas e prefeitos. Haddad, por exemplo, recebeu o grupo e confirmou presença na mesa que irá debater a reforma tributária, no dia 13.

FNP defende autonomia dos municípios na arrecadação, a partir do que está na proposta do Simplifica Já, mas os dirigentes da entidade estão abertos ao diálogo e querem consenso com o governo federal. Saiba mais: https://bit.ly/3FftCDX

Também nesta segunda-feira, a programação da 84ª Reunião Geral inclui o lançamento da Bancada da FNP no Congresso. Até o momento, dirigentes da FNP já indicaram 88 parlamentares para compor a instância, sendo 79 deputados federais e 9 senadores.

Marco na representatividade das médias e grandes cidades no parlamento e na articulação dos interesses desses municípios, a Bancada será liderada pelo deputado federal eleito por São Paulo, Jonas Donizette, ex-presidente da entidade e vice-líder do governo na Câmara.

Nesta terça-feira, 14, Alckmin e Gilmar Mendes vão tratar das perspectivas para a repactuação federativa. Com a instituição do Conselho da Federação, o desafio é estruturar e definir diretrizes para essa repactuação, com diálogo intenso, permanente entre os entes federados e, ao mesmo tempo, harmônico com os Três Poderes da União. Ambos confirmaram presença aos dirigentes da FNP.

Leia mais em https://bit.ly/3YFgjUh e https://bit.ly/3l5dDSa. A participação de Lula está prevista para a posse da próxima diretoria da FNP (biênio março/2023 – março/2025), no dia 14.

Edição do Anexo 6: Sérgio Botêlho, com informações da Frente Nacional de Prefeitos

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES