Pesquisa garante aumento da produtividade agrícola brasileira

Coluna sergio botelho azul

Sérgio Botêlho – No Brasil, a produtividade agrícola tem melhorado de forma notável em função do avanço das pesquisas, favorecendo a oferta de alimentos e o meio ambiente

A produção agrícola brasileira tem se destacado mundialmente, conseguindo produzir três safras por ano, sem necessariamente avançar sobre novas áreas de plantio. A matéria foi veiculada pelo jornal Estado de São Paulo, nesta segunda-feira, 27, com status jornalístico de manchete da edição impressa do dia.

Em algumas regiões, segundo a matéria, a produtividade tem o luxuoso auxílio de chuvas regulares. Mas, em outras regiões menos favorecidas com as chuvas, o plantio direto, a irrigação e o melhoramento genético dos cultivares garantem as três safras anuais ou cinco safras a cada dois anos..

No Sistema de Plantio Direto o preparo do solo, com a abertura de covas se dá no início, seguindo-se sequências de plantio simples, com diversificação de cultivares, incluindo espécies para formação de palhas.

A prática resulta na cobertura vegetal do terreno de forma permanente, com com mínimo intervalo de tempo entre colheita e semeadura ou plantio, o que permite usar menos infraestrutura e força de trabalho humano. 

A prática é fruto de inovações tecnológicas obtidas através de pesquisas, especialmente as conduzidas pela Embrapa, que são fundamentais para aumentar a produtividade dos agricultores brasileiros, além de evitar a necessidade de desmatamento.

A agricultura, em muitos casos, é baseada em técnicas repetitivas que não são mais eficientes para atender à demanda. A pesquisa científica ajuda a modernizar o setor e a otimizar os processos, o que é essencial para que o Brasil continue colhendo bons resultados.

O desenvolvimento de novas tecnologias ajuda a aumentar a produtividade. Por meio da pesquisa, é possível conhecer melhor as diferentes espécies de plantas, bem como as condições necessárias para seu cultivo. Isso ajuda a produzir mais com menos, o que é especialmente importante em cenários de aumento da demanda por alimentos.

Além disso, a pesquisa científica é essencial para a preservação ambiental. Ela ajuda a entender melhor a dinâmica dos ecossistemas, o que permite a adoção de práticas de cultivo mais sustentáveis, que não exijam a expansão de áreas de plantio.

Essas pesquisas têm sido fundamentais para a adoção de práticas mais sustentáveis, como o uso de técnicas de agricultura de conservação. Essas técnicas permitem que os produtores aumentem a produtividade sem avançar sobre novas áreas de plantio, o que tende a evitar a necessidade de desmatamento.

Em suma, a pesquisa agrícola é essencial para o desenvolvimento do setor. Ela permite o aumento da produtividade e a preservação do meio ambiente, contribuindo para que o Brasil continue a colher bons resultados na agricultura. De quebra, protegendo seu ecossistema, um ativo que vai diferenciar bem o Brasil do resto do mundo, no futuro.

Compartilhe este artigo:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zoom-+=