Garimpo ilegal ‘esquenta’ ouro de terras indígenas no Brasil. Lula negocia cargos para atrair aliados de Bolsonaro.. Essas são os destaques da GRANDE MÍDIA IMPRESSA DE 05.02.2023
*Manchetes do dia*:
“Com ChatGPT em ascensão, inteligência artificial encurta e cria carreiras. Uma das novas ocupações é o engenheiro de prompt, capaz de operar novos sistema.” *Manchete de capa do Estadão*.
“Garimpo ilegal ‘esquenta’ ouro de terras indígenas no Brasil. Brechas na legislação, regras anacrônicas e fraude em licenças facilitam atividade.” *Manchete de capa da Folha*.
“Lula negocia cargos para atrair aliados de Bolsonaro. Republicanos, União Brasil e PP estão na mira. Governo já cogita negociar Funasa.” *Manchete de capa do O Globo*.
“Governo abre negociação sobre salário de servidor. Com a presença de seis ministros e 100 entidades sindicais, mesa de debates será retomada na terça-feira. Categoria reclama de perdas de até 40%, mas há escassez de recursos.” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.
“Construções centenárias. EM inicia série de reportagens sobre imóveis que ajudam a contar a história de Belo Horizonte.” *Manchete de capa do Estado de Minas*.
*Editoriais do dia*:
_*FOLHA*_
“Sem plano. Fala confusa de Lula na economia expõe erros e falta de programa coerente.”
“Tratamento obscuro. Ao apoiar comunidades terapêuticas, governo valida abordagem antidrogas duvidosa.”
_*O GLOBO*_.
“Carnaval promete ser o melhor dos últimos anos. Prefeituras precisam oferecer infraestrutura compatível com a volta dos desfiles e blocos às ruas.”
“Queda da inflação e crescimento global abrem oportunidade para o Brasil. Projeções otimistas do FMI aumentam a urgência em adotar regras fiscais plausíveis.”
*ESTADÃO*_
“Lula não mede palavras, mas deveria. Um chefe de Estado precisa medir suas palavras. Não foi o que fez Lula em recente entrevista.”
“A democracia precisa do Supremo. A abertura do ano judiciário foi uma vigorosa resposta aos ‘inimigos da liberdade’”
“Armas no escuro. Urge que o governo faça um rigoroso monitoramento das armas após o descontrole da gestão Bolsonaro.”
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não opera nos finais de semana.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Sinopse Anexo 6 – Sérgio Botêlho