Senador liga Bolsonaro a plano para prender Moraes e dar golpe;. Atividade começa a sentir efeito do aperto monetário. Essas são os destaques da GRANDE MÍDIA IMPRESSA DE 03.02.2023
*Manchetes do dia*:
“Senador liga Bolsonaro a plano para prender Moraes e dar golpe; sob pressão, recua. Marcos do Val (Podemos-ES) diz ter recebido proposta para gravar ministro e incriminá-lo; depois, isentou o então presidente.” *Manchete de capa do Estadão*.
“Atividade começa a sentir efeito do aperto monetário. De janeiro a dezembro de 2022, o indicador do Banco Central que estima o custo médio dos empréstimos para famílias e companhias passou de 26,82% para 30,62% ao ano” *Manchete de capa do Valor Econômico*.
“Senador aliado liga mais um plano golpista a Bolsonaro. Marcos do Val relata suposto esquema para incriminar Moraes e impedir posse de Lula; Abin e GSI negam atuação.” *Manchete de capa da Folha*.
“Senador envolve Bolsonaro em plano golpista contra Moraes. Marcos do Val relata proposta de gravar ministro em reunião com ex-presidente.” *Manchete de capa do O Globo*.
“Senador reforça indício de trama golpista em 2022. A denúncia de um senador ligado ao governo Bolsonaro deve levar a novas investigações sobre as suspeitas de que havia em curso, no fim do ano passado, um plano para um golpe de Estado que impediria a posse de Lula na Presidência.” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.
“BH organiza Bloco da Saúde para o Canaval” *Manchete de capa do Estado de Minas*.
“PF vai interrogar senador que relatou reunião com Bolsonaro sobre golpe.”*Manchete de capa do Zero Hora*.
“Congresso Nacional defende democracia e fim do extremismo.” *Manchete de capa do Diário de Pernambuco*.
*Editoriais do dia*:
_*FOLHA*_
“Colhendo juros. BC aponta que taxa vai demorar a cair, resultado de gastança e falatório de Lula.”
“Foco nos líderes. Maquinações apatetadas ocorreram sob Bolsonaro; resta apurar o papel de cada um.”
_*O GLOBO*_.
“Fim da guerra na Ucrânia depende de armas, mas também de diálogo. Ocidente precisa fazer o necessário para trazer russos e ucranianos de volta para a mesa de negociação.”
“Rever cadastro é essencial para deter a farra dos auxílios. Suspeita-se que, às vésperas da eleição, 1,4 milhões foram incluídos entre os beneficiários sem filtros.”
*ESTADÃO*_
“O jogo começou. Mais do que simples repetição dos últimos dois anos, reeleição de Lira e de Pacheco é possibilidade do resgate da política. Nessa tarefa, parte relevante da responsabilidade é de Lula”
“O duro e necessário recado do BC. Ao sinalizar que manterá os juros altos por mais tempo, BC deixa claro que a maior fonte de incertezas é a relutância do governo Lula em assumir um compromisso fiscal.”
_*VALOR ECONÔMICO*_.
“Aperto monetário prossegue, mas cenário pode mudar. Avanços na reforma tributária e quedas consistentes do dólar podem melhorar o cenário da inflação e mudar o calendário de corte de juros.”
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quinta-feira, 02, em baixa de -1,72%, a 110.141 pontos. O dólar terminou o dia em queda de -0.28%, a R$ 5,04
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Sinopse Anexo 6 – Sérgio Botêlho