Barroso manda apurar genocídio indígena na gestão Bolsonaro. Private equity encolhe no mercado brasileiro. Essas são os destaques da GRANDE MÍDIA IMPRESSA DE 31.01.2023
*Manchetes do dia*:
“Barroso manda apurar genocídio indígena na gestão Bolsonaro. Ministro ordena que Procuradoria investigue possíveis crimes em meio a crise humanitária no território yonomami.” *Manchete de capa da Folha*.
“Private equity encolhe no mercado brasileiro. Segundo levantamento, nos últimos dez anos, o número de firmas que investem em participações em companhias brasileiras caiu de 54 para 29, o menor número em 20 anos” *Manchete de capa do Valor Econômico*.
“Ministro apresentou dados falsos sobre voos de helicóptero à Justiça. Juscelino Filho (Comunicações) recebeu R$ 365 mil do Fundo Eleitoral para a despesa.” *Manchete de capa do Estadão*.
“Supremo amplia investigação sobre genocídio contra ianomâmis. Ministro Barroso ordena que PGR e MP militar também apurem omissão do governo Bolsonoaro.” *Manchete de capa do O Globo*.
“”O Fundo Constitucional é essencial para a autonomia do DF”. Em debate no Correio sobre o desenvolvimento do DF, representantes do governo, do Legislativo, do setor produtivo e da sociedade civil pregaram a união em defesa da capital contra ameaças ao Fundo Constitucional..” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.
“PGR amplia para 479 número de denunciados por atos golpistas.”*Manchete de capa do Zero Hora*.
“Câmara e Senado elegem seus presidentes amanhã.” *Manchete de capa do Diário de Pernambuco*.
*Editoriais do dia*:
_*FOLHA*_
“Reformas em jogo. Mudanças nos impostos e nova regra fiscal devem ser prioridades no Congresso.”
“Cuidado com motos. Diálogo entre prefeitura e aplicativos precisa garantir segurança ao serviço.”
_*O GLOBO*_.
“Fuga de traficante de Bangu expõe a vulnerabilidade dos presídios no Brasil. Chefe de tráfico escapou com uma corda feita de lençóis, num momento em que as câmaras não funcionavam.”
“Rever metas de inflação seria um equívoco. Para facilitar ação do BC, Lula precisa repetir os acertos de seu primeiro governo, não erros do governo Dilma.”
*ESTADÃO*_
“A contaminação golpista na polícia. Quatro em dez policiais acham ‘legítima’ a pauta do dia 8. Não há democracia sem respeito às leis.”
“Os pesos e as medidas de Lula. País quer saber onde está o presidente que criticava envolvimento com milicianos e orçamento secreto”
“Frente ampla pela verdade. Em meio a uma epidemia de desinformação, liderada pelo presidente, a imprensa se uniu pelo bem comum.”
_*VALOR ECONÔMICO*_.
“Arrecadação robusta de 2022 não deve se repetir. Desaceleração da economia reduzirá receita e o lucro das companhias.”
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a segunda-feira, 30, em baixa de -0,04%, a 112.273 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,06%, a R$ 5,11.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Sinopse Anexo 6 – Sérgio Botêlho