Tráfego aéreo expõe poder do garimpo na terra Yanomami. Lira encaminha reeleição com gestos a governo Lula. Esses são os destaques da GRANDE MÍDIA IMPRESSA DE 29.01.2023
*Manchetes do dia*:
“Tráfego aéreo expõe poder do garimpo na terra Yanomami. Território venezuelano faz parte da rota de aeronaves clandestinas.” *Manchete de capa do Estadão*.
“Lira encaminha reeleição com gestos a governo Lula. Reconhecimento de vitória e PEC sedimentaram apoio à candidatura do deputado.” *Manchete de capa da Folha*.
“Nova fronteira da inteligência artificial desafia big techs. Robôs como ChatGPT põem em xeque exclusividade humana da criatividade.” *Manchete de capa do O Globo*.
“Tragédia dos ianomâmi é “falta grave” de governo. De passagem pela capital portuguesa, o decano do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, considera que a ‘tragédia da etnia ianomâmi’ resulta de um ‘Ccolapso das esferas de administração’.” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.
“Risco e prejuízo nas rodovias do descaso. O EM faz a viagem de BH a Vitória (ES).” *Manchete de capa do Estado de Minas*.
*Editoriais do dia*:
_*FOLHA*_
“Equilíbrio tortuoso. Disputas na Câmara e no Senado se arranjam entre o pragmatismo e o fisiologismo.”
“Tanques para Kiev. Ocidente testa novo nível de embate com Moscou ao fornecer blindados à Ucrânia.”
_*O GLOBO*_.
“Censo deverá confirmar fim do bônus demográfico. Com mais idosos que jovens, única alternativa para o Brasil crescer no futuro será aumentar produtividade.”
“Novo pedágio da Rio-Santos é teste para modelo de cobrança automática. Se sistema der certo, haverá ganho na fluidez do trânsito, na economia de combustível e na praticidade.”
*ESTADÃO*_
“O respeito dos militares pela democracia. Apesar de Bolsonaro, as Forças Armadas mostram compromisso com a Constituição e as políticas públicas.”
“Golpistas para todos os lados. ‘Isso tinha na casa de todo mundo’, disse o chefão do PL sobre a minuta de decreto. É de estarrecer”
“Desigualdade até na comida saudável. Regiões pobres, como a América Latina e o Caribe, pagam mais para comer melhor, mostra a FAO.”
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não opera aos finais de semana.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Sinopse Anexo 6 – Sérgio Botêlho