Com Câmera na farda, policial mata 61% menos que há 2 anos. Marinho mira traições no Senado para vencer Pacheco. Esses são os destaques da GRANDE MÍDIA IMPRESSA DE 28.01.2023
*Manchetes do dia*:
“Com Câmara na farda, policial mata 61% menos que há 2 anos. PM de SP matou 256 pessoas em 2022, menor número desde 2001.” *Manchete de capa do Estadão*.
“Marinho mira traições no Senado para vencer Pacheco. Atual presidente da Casa é favorito no pleito do dia 1º, mas bolsonarista conta com racha na base governamental.” *Manchete de capa da Folha*.
“Intervenção expõe falhas da PM e inação de Torres. Relatório levado ao STF descreve omissão da polícia e de autoridades.” *Manchete de capa do O Globo*.
“Governo Lula quer Guarda Nacional para a Esplanada. Os ataques extremistas de 8 de janeiro devem provocar mudanças na segurança pública de Brasília.” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.
“A recuperação de nossa história. Reabertura da Biblioteca Pública, em BH, e avanço das obras do Museu Nacional, no Rio, são alento para a cultura.” *Manchete de capa do Estado de Minas*.
“Lula diz a governadores que vai avaliar reposição do ICMS.”*Manchete de capa do Zero Hora*.
“Recife promete fazer o maior e melhor carnaval.” *Manchete de capa do Diário de Pernambuco*.
*Editoriais do dia*:
_*FOLHA*_
“Pacote temerário. Não se pode usar ataque a Brasília para aprovar leis repressoras às pressas.”
“Vacinar mais. Campanha de incentivo à imunização contra Covid deve superar atraso de Bolsonaro.”
_*O GLOBO*_.
“Pacote de leis pela democracia tem efeito incerto. Não foi por falta de policiais que vândalos atacaram em 8 de janeiro, mas porque houve negligência.”
“Plano de usar BNDES para financiar projetos no exterior traz preocupação. Embora missão do banco inclua fomento a exportações, retrospecto do PT no poder recomenda cautela.”
*ESTADÃO*_
“Antes tarde do que nunca.Depois do dia 8, Aras deflagrou iniciativas em defesa da democracia que há muito deviam funcionar.”
“A coragem do pequeno Uruguai. Pedido de mais integração depende de a Celac não agir como confraria ideológica, lembra Lacalle Pou”
“O problema dos restos a pagar. Restos a pagar se tornaram um orçamento paralelo pela dificuldade do governo de enfrentar interesses.”
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quinta-feira, 27, em baixa de -1,63%, a 112.316 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,71%, a R$ 5,11.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Sinopse Anexo 6 – Sérgio Botêlho