Reforma tributária será neutra, afirma Fernando Haddad. Por vitória ampla na Câmara, Lira distribui milhões a deputados. Essas são os destaques da GRANDE MÍDIA IMPRESSA DE 27.01.2023
*Manchetes do dia*:
“Reforma tributária será neutra, afirma Fernando Haddad. Para ministro da Fazenda, combinadas com a aprovação do novo arcabouço fiscal, as mudanças diminuirão pressões inflacionárias e facilitarão a condução da taxa básica de juros pelo BC” *Manchete de capa do Valor Econômico*.
“Por vitória ampla na Câmara, Lira distribui milhões a deputados. Custo de benesses chega a R$ 70 milhões.” *Manchete de capa do Estadão*.
“Planalto conta com STF e Congresso para mudar Lei das Estatais. Governo aguarda Supremo para alteração na norma antes de recorrer a Legislativa para flexibilizar nomeação de políticos.” *Manchete de capa da Folha*.
“Yanomâmis: STF diz que gestão Bolsonaro descumpriu decisões. Corte vê ainda indícios de informações falsas sobre os indígenas.” *Manchete de capa do O Globo*.
“Governo Lula quer Guarda Nacional para a Esplanada. Os ataques extremistas de 8 de janeiro devem provocar mudanças na segurança pública de Brasília..” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.
“Covid-19. Vem aí a vacina bivalente.” *Manchete de capa do Estado de Minas*.
“Ministro apresenta pacote para combater atos democráticos.”*Manchete de capa do Zero Hora*.
*Editoriais do dia*:
_*FOLHA*_
“Motores globais. EUA e China mostram sinais econômicos positivos, o que dá algum alento ao Brasil.”
“Vale de problemas. Brumadinho gera denúncias na Justiça, mas governo posterga recuperação ambiental.”
_*O GLOBO*_.
“Governo tenta reescrever verdade sobre impeachment. Chamar de ‘golpe’ decisão legítima do Congresso Nacional contribui para disseminar desinformação.”
“Contestação a projeções do Censo mascara profusão de municípios. Só uma minoria das prefeituras gera recursos locais para pagar despesas — as demais dependem da União.”
*ESTADÃO*_
“Falta grandeza a Lula. Ao chamar de ‘golpe’ o impeachment de Dilma, Lula investe no rancor; mas País clama por um estadista.”
“Bloqueio de perfis requer fundamentação. Não cabe ao Telegram desobedecer a ordens judiciais. Mas o STF precisa fundamentar mais suas decisões”
“Uma desconfiança perigosa. É preocupante que uma parcela crescente da população brasileira hesite e resista às vacinas.”
_*VALOR ECONÔMICO*_.
“Brasil volta à cena externa com diplomacia passadista. Os primeiros passos de Lula indicam mais do mesmo, da política externa “ativa e altiva”. O pragmatismo pode forçá-lo em outras direções.”
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quinta-feira, 26, em leve baixa de -0,08%, a 114.178 pontos. O dólar terminou o dia também em leve baixa de -0,10%, a R$ 5,07.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Sinopse Anexo 6 – Sérgio Botêlho