Lula: golpistas pareciam acatar ordem de Bolsonaro. Crise se agrava e drena o caixa da Americanas. Esses são os destaques da GRANDE MÍDIA IMPRESSA DE 19.01.2023
*Manchetes do dia*:
“Lula: golpistas pareciam acatar ordem de Bolsonaro. ‘Fiquei com a impressão de que era o começo de um golpe de Estado’” *Manchete de capa do O Globo*.
“Crise se agrava e drena o caixa da Americanas. Receio da varejista, caso não consiga derrubar a decisão favorável ao BTG, são eventuais compensações ou bloqueios por outras instituições” *Manchete de capa do Valor Econômico*.
“Risco de calote da Americanas pode tirar R$ 7 bi de bancos. Instituições terão de reservar dinheiro para cobrir eventuais perdas.” *Manchete de capa do Estadão*.
“No foco de Lula, presença militar no Planalto é recorde. Até novembro, havia 1.231 membros das Forças cedidos à Presidência; 13 são exonerados do GSI, alvo de desconfiança.” *Manchete de capa da Folha*.
“Torres fica em silêncio e ganha tempo para defesa. Ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres permaneceu calado ontem, no primeiro depoimento à Polícia Federal no inquérito que apura os atos terroristas de 8 de janeiro, na Esplanada..” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.
“Lula reforça promessa de ampliar isenção do IR.” *Manchete de capa do Estado de Minas*.
“RS tem 13 obras prioritárias nos 100 primeiros dias do governo federal.”*Manchete de capa do Zero Hora*.
“STF nega habeas corpus preventivo para Bolsonaro.” *Manchete de capa do Diário de Pernambuco*.
*Editoriais do dia*:
_*FOLHA*_
“Rumos da Fiesp. Política gera troca de comando na entidade, ligada a anacronismo corporativista.”
“Agora em Israel. Reforma do Judiciário de Netanyahu é temerária e pode minar bases democráticas.”
_*O GLOBO*_.
“Instituições têm de punir os golpistas infiltrados no Estado. Parlamentares, policiais e militares envolvidos no 8 de janeiro não devem ser protegidos por corporativismo.”
“Gasto com cartão corporativo da Presidência exige mais transparência. Despesa de Bolsonaro foi menor que a dos antecessores, mesmo assim ele ainda deve explicações.”
*ESTADÃO*_
“O STF e a democracia inabalada. Covardemente atacado no dia 8, o STF é vandalizado há anos por ataques a seus ministros e à Corte.”
“A reforma tributária ‘neutra’ de Haddad. Manter carga tributária, reduzir déficit primário e conter aumento da dívida são metas incompatíveis”
“Com teto e com dignidade. Prefeitura acerta ao investir em casas modulares para sem-teto, mas iniciativa deve ser só o começo.”
_*VALOR ECONÔMICO*_.
“Inflação na zona do euro recua e fecha ano em 9,2%. Os preços da energia caíram 6,6% no mês em dezembro e contribuíram para desacelerar a taxa anual do índice de preços ao consumidor para 9,2% em dezembro.”
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quarta-feira, 18, em alta de 0,71%, a 112.228 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 1,12%, a R$ 5,16.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.