A cinco dias da posse, Lula ainda tem 16 nomes a serem definidos. Polícia fecha cerco a terroristas. Ibaneis e ministros se reúnem. Esses são os destaques da GRANDE MÍDIA IMPRESSA DE 27.12.2022
*Manchetes do dia*:
“A cinco dias da posse, Lula ainda tem 16 nomes a serem definidos. Disputas internas no MDB, PSD e no União Brasil emperram anúncio final do novo ministério..” *Manchete de capa do O Globo*.
“Polícia fecha cerco a terroristas. Ibaneis e ministros se reúnem. Os futuros ministros da Defesa, José Múcio, e da Justiça, Flávio Dino, têm marcado um encontro hoje, no Palácio do Buriti, com o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), para discutir a segurança na posse do presidente Lula, no próximo domingo” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.
“Previsão de Selic estável em 2023 ganha força. Com aprovação da PEC de Transição e incerteza sobre âncora fiscal, mediana das estimativas para o juro básico no fim do ano que vem aumentou de 11,5% para 12% ao ano” *Manchete de capa do Valor Econômico*.
“Sob pressão, Exército antecipa posse de novo comandante. Escolhido por Lula assume 6.ª-feira em meio a atos de bolsonaristas.” *Manchete de capa do Estadão*.
“Supremo restringe decisão individual de seus ministros Aprovação, que ocorreu em sessão fechada para o público, também limita prazo para a devolução de pedidos de vista .” *Manchete de capa da Folha*.
“Fim de ano com alerta máximo para chuvas.” *Manchete de capa do Estado de Minas*.
“Descoberta de bomba aumenta atenção à segurança em Brasilia.”*Manchete de capa do Zero Hora*.
“Responsáveis por bomba serão punidos, diz ministro da Justiça.” *Manchete de capa do Diário de Pernambuco*.
*Editoriais do dia*:
_*FOLHA*_
“Desarmar bombas. Desmobilização de atos antidemocráticos demanda inteligência e rigor da lei.”
“Carandiru, epílogo. Indulto a PMs é triste desfecho para caso de morosidade inaceitável da Justiça.”
_*O GLOBO*_.
“O que nos une é muito maior que nossas diferenças. Pontos de convergência entre lulistas e bolsonaristas apontam caminho para vencer polarização.”
“Novo governo precisará reconstruir políticas de controle do vírus da aids. Em 2021, casos e mortes voltaram e subir pelo esvaziamento de práticas que deram certo no passado.”
*ESTADÃO*_
“Passa da hora de uma reforma administrativa. Indignação por aumento a servidores serve melhor ao País se levar a discussão sobre estrutura estatal.”
“O perigo das listas tríplices. A exigência delas para a escolha de cargos de direção altera a dinâmica de poder numa instituição.”
“A ressurreição da Mata Atlântica. Ao prestigiar a restauração do bioma, a ONU oferece oportunidades que precisam ser aproveitadas.”
_*VALOR ECONÔMICO*_.
“Estado e empresas perdem com disputas tributárias. Custo dos litígios tributários em todo o país equivale a 75% do PIB, segundo pesquisa.”
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a segunda-feira, 26, em baixa de -0,87%, a 108.738 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,85%, a R$ 5,21.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Sinopse Anexo 6 edição 1146 – Ano IV – Sérgio Botêlho