Sem orçamento secreto, repasses do Congresso via emendas Pix quase dobram. Indulto de Bolsonaro perdoa PMs do Carandiru. Esses são os destaques da GRANDE MÍDIA IMPRESSA DE 24.12.2022
*Manchetes do dia*:
“Sem orçamento secreto, repasses do Congresso via emendas Pix quase dobram. Recursos vão a R$ 6,7 bi; aplicação da verba não tem mecanismos de controle” *Manchete de capa do Estadão*.
“Indulto de Bolsonaro perdoa PMs do Carandiru. Decreto natalino permite anular condenação de 74 policiais envolvidos no massacre de 111 presos em 1992.” *Manchete de capa da Folha*.
“PIX terá débito automático e envio ao exterior. Sistema de transferências do BC ultrapassa meio bilhão de chaves e receberá investimentos em segurança” *Manchete de capa do O Globo*.
“Reitores cobram perfis progressistas no MEC. Um manifesto assinado por dirigentes e ex-dirigentes de instituições federais, intitulado O perfil de gestores que precisamos para a reconstrução do Brasil, quer que o governo Lula faça escolhas de profissionais com profundo conhecimento das funções sociais das universidades e dos institutos de pesquisas, incluindo Capes, Ebserh e CNPq. *Manchete de capa do Correio Braziliense*.
“Reestruturação do IPE Saúde será prioridade para Leite.” Manchete de capa do Zero Hora*.
“’Saii de cabeça erguida’, diz governador Paulo Câmara.” *Manchete de capa do Diário de Pernambuco*.
*Editoriais do dia*:
_*FOLHA*_
“Apetite petista. PT se apossa de postos decisórios e suscita questões de gestão e governabilidade.”
“Teoria e prática. Ensino integral em SP é meritório, mas deve considerar desigualdades sociais.”
_*O GLOBO*_.
“É urgente recuperar Programa Nacional de Imunizações. Apenas 3% dizem não ter levado os filhos para se vacinar, mas só 60% das crianças estão com vacinação em dia.”
“Direitos a trabalhadores por aplicativo não devem inviabilizar a atividade. É necessário facilitar a inclusão na Previdência, mas plataformas não podem ser vistas como empregadoras.”
*ESTADÃO*_
“À imagem e semelhança do PT. Lula e PT não aprenderam nada. Não almejam um novo governo politicamente aberto e plural. Querem tudo para si, descumprindo sua promessa e ignorando necessidades do País.”
“O limite da liberdade nas redes. Ao suspender perfis de desembargadora em razão de postagens políticas, CNJ mostra que liberdade de expressão não é absoluta e que todos, especialmente autoridades, devem respeitar a lei.”
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a sexta-feira, 24, em alta de 2,09%, a 109.698 pontos. O dólar caiu -0,44%, a R$ 5,16.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Sinopse Anexo 6 edição 1146 – Ano IV – Sérgio Botêlho