Lula credita eleição a frente por democracia; Moraes promete punir extremistas. . Esses são os destaques da GRANDE MÍDIA IMPRESSA DE 13.12.2022
*Manchetes do dia*:
“Lula credita eleição a frente por democracia; Moraes promete punir extremistas. Presidente eleito foi diplomado à tarde; à noite, após prisão de apoiador de Bolsonaro, atos de vandalismo ocorreram em Brasília.” *Manchete de capa do Estadão*.
“Dioplomado, Lula chora e exalta defesa da democracia. Depois, bolsonaristas vandalizaram Brasília após prisão de homem por atos golpistas.” *Manchete de capa da Folha*.
“Diplomado pelo TSE. Lula: “Democracia tem de ser defendida todos os dias”. Moraes diz que autores de ataques ao Estado de Direito serão punidos *Manchete de capa do O Globo*.
“Democracia, sim. Terrorismo, não.” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.
“Presidente e vice eleitos, Lula e Alckmin foram diplomados pelo TSE em solenidade marcada pela emoção. ‘Nossa missão é fortalecer a democracia’.” *Manchete de capa do Estado de Minas*.
“Lula e Moraes fazem defesa enfática da democracia. Sem citar o nome de Bolsonaro, derrotado por uma margem apertada na eleição, presidente eleito disse que “poucas vezes na história recente” do país a democracia esteve “tão ameaçada”.” *Manchete de capa do Valor Econômico*.
“Diplomado pelo TSE, Lula exalta a democracia.” *Manchete de capa Diário de Pernambuco*.
*Editoriais do dia*:
_*FOLHA*_
“Troca de guarda. Bem-visto na caserna, Múcio precisará do aval de Lula para despolitizar Forças.”
“Retórica quebrada. Avaliação dramática do PT sobre Estado é perigosa se basear alta geral de gastos.”
_*O GLOBO*_.
“A democracia venceu. Cerimônia de diplomação foi uma exaltação à democracia.”
“Revisão de cadastro é essencial, mas não resgatará combate à pobreza. Mesmo depois de zerada, fila dos que pedem auxílio já voltou a reunir mais 128 mil brasileiros.”
*ESTADÃO*_
“A política do cada um por si. Desarticulação generalizada no Congresso dificulta o debate sobre políticas públicas e privilegia interesses paroquiais dos parlamentares, cujo grande símbolo é o orçamento secreto.”
“Um plano que nunca se cumpre. Fracasso do regime de recuperação fiscal como instrumento para reverter desequilíbrios não é acidente, mas construção coletiva, que envolve Estados, União, Congresso e Judiciário”
“VALOR”
“Aumentar o emprego, uma promessa difícil de cumprir. As perspectivas para o ano que vem são menos animadoras”
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a segunda-feira, 12, em baixa de -2,02%, a 105.343 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 1,26%, a R$ 5,31.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Sinopse Anexo 6 edição 1146 – Ano IV – Sérgio Botêlho