PEC vira moeda para barganhas entre Congresso e novo governo. PIB cresce 0,4% no 3ª trimestre, mas perde ritmo. Esses são os destaques da GRANDE MÍDIA IMPRESSA DE 02.12.2022
*Manchetes do dia*:
“PEC vira moeda para barganhas entre Congresso e novo governo. Partidos miram ministérios que podem ter mais verbas em 2023.” *Manchete de capa do Estadão*.
“PIB cresce 0,4% no 3ª trimestre, mas perde ritmo. Mesmo com desaceleração, atividade econômica alcança recorde da série iniciada em 1996, aponta IBGE.” *Manchete de capa da Folha*.
“PIB desacelera e acende alerta para estagnação. Consumo perde fôlego no 3º trimestre, e economia cresce 0,4%.” *Manchete de capa do O Globo*.
“STF aprova revisão que pode aumentar as aposentadorias” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.
“MP investiga fraudes em carteiras de motorista.” *Manchete de capa do Estado de Minas*.
“Aposentados vencem disputa que pode alcançar R$ 480 bi. Valor estimado pela União considera um cenário em que a correção seria paga a todos os favorecidos pela decisão, incluídos pagamentos retroativos e futuros.” *Manchete de capa do Valor Econômico*.
“Brasil quer manter tabu histórico contra Camarões.” *Manchete de capa Diário de Pernambuco*.
*Editoriais do dia*:
_*FOLHA*_
“PIB a cultivar. Economia desacelera; prudência fiscal será melhor contribuição de Lula.”
“Dúvidas no Butantan. Fundação sob investigação e saída de diretor exigem resposta do governo de SP.”
_*O GLOBO*_.
“É erro grave a visão do novo governo sobre a Previdência. Ampliar gasto com aposentadorias por invalidez e pensões tornaria a bomba fiscal ainda mais explosiva.”
“Alta no desmatamento no governo Bolsonaro é inequívoca — e intencional. Apesar da queda surpreendente registrada em 2022, devastação cresceu 60% sobre período anterior.”
*ESTADÃO*_
“Bolsonaro fez a coisa certa. Ao suspender o pagamento de emendas do orçamento secreto, Bolsonaro finalmente agiu como governante.”
“Mau sinal em SP. Escolhido para Segurança Pública diz que questão das câmeras nos uniformes da PM é ‘polêmica’. Não é.”
“PIB cresce, mas falta dinamismo. Crescimento perde impulso e, além disso, faltam políticas para frear a desindustrialização.”
*VALOR ECONÔMICO*_
“Estímulos têm efeito limitado no crescimento da economia. O país tem um problema crônico de crescimento e baixa produtividade.”
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quinta-feira, 01, em baixa de -1,39%, a 110.026 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de -0,08%, a R$ 5,20.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Sinopse Anexo 6 edição 1146 – Ano IV – Sérgio Botêlho