Time Brasil encerra participação em Assunção com campanha histórica e 114 vagas garantidas no Pan

Esporte (2)

País lidera o quadro de medalhas pela terceira vez e retoma hegemonia dos Jogos Sul-americanos
O Time Brasil chegou aos Jogos Sul-americanos Assunção 2022 com um objetivo bem definido: liderar o quadro de medalhas e retomar a hegemonia esportiva do continente. E isso foi alcançado com sucesso. O país encerrou a participação com 319 medalhas no total, sendo 133 de ouro, 100 de prata e 86 de bronze.

Sebastian Pereira, chefe da missão e gerente-executivo de Alto Rendimento do COB, comemorou os resultados obtidos em Assunção e avaliou a participação brasileira. O país terminou no topo do quadro de medalhas pela terceira vez na história.

“Conseguimos atingir nosso objetivo com resultados muito positivos, com superioridade em muitas modalidades. Em algumas temos que melhorar, sempre com pontos de atenção. Temos que ter os pés no chão sempre, buscando de qual forma melhorar. É uma análise qualitativa. Mas nosso principal objetivo foi alcançado com folga. É o resultado de todo o trabalho feito com as confederações, elas terem acreditado no nosso trabalho”, disse ele.

Além das medalhas, o Time Brasil também tinha outra meta importante em Assunção, que era conquistar o maior número possível de vagas para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Ao todo, foram 114 vagas garantidas para o país, contando individualmente cada atleta, inclusive dos esportes coletivos.

“Esse era nosso segundo objetivo e conseguimos essas 114 vagas, que são muito importantes. Algumas escaparam por pouco, mas vamos melhorar para chegar em Santiago com uma grande equipe, muito preparada. O Pan é um marco importante nesse ciclo. Quanto mais preparado nosso time estiver, melhor será pensando em Paris”, falou Sebastian.

 

Natação comanda medalhas

A natação brasileira deu show nas piscinas do Paraguai e foi a modalidade que mais medalhas conquistou, com 34 de ouro, 16 de prata e oito de bronze, totalizando 58.

Também foi de lá que saíram as duas maiores medalhistas dos Jogos Sul-americanos. Giovanna Diamante deixou Assunção com incríveis dez medalhas conquistadas (oito de ouro e duas de prata), seguida de perto por Stephanie Balduccini, que ganhou sete ouros e um bronze.

Giovanna Diamante foi a maior medalhista dos Jogos Sul-americanos. Foto: Wander Roberto/COB

O “pódio” dos esportes do Time Brasil em Assunção foi completado pelo atletismo, com 14 medalhas de ouro, 13 de prata e 15 de bronze, e pela ginástica rítmica, que terminou com dez de ouro, quatro de prata e uma de bronze – a modalidade, inclusive, ganhou todas as medalhas que disputou na competição.

A primeira medalha do Brasil nos Jogos Sul-americanos saiu com Raiza Gulão, ouro no ciclismo MTB. A 100ª veio no remo, com a prata de Beatriz Tavares. A 200ª foi de bronze, conquistada pelo time masculino de hóquei sobre a grama, e a 300ª veio com a prata do tênis de mesa masculino por equipes.

 

Estrutura de alto nível

Além do desempenho esportivo na competição, a estrutura montada pelo COB em Assunção também foi um sucesso. O Resort Yacht y Golf Club foi transformado na base do Time Brasil para os Jogos e recebeu elogios de atletas, treinadores e funcionários.

O local teve toda a operação necessária para o bem-estar e a performance esportiva, contando com departamento médico, área de lazer e convivência, academia, área de soltura, estúdio para o Canal Olímpico, sala de saúde mental, transporte exclusivo para o Time Brasil, entre outras instalações.

Sebastian Pereira se mostrou satisfeito com a logística e a operação realizadas pelo COB em Assunção.

“Tudo que foi feito aqui é fruto do trabalho árduo das áreas de Jogos e Operações e Alto Rendimento, que fazem há bastante tempo com um padrão alto em nossas missões. Sempre fazemos visitas anteriores para identificar possíveis problemas, fizemos isso com antecedência, e nos antecipamos. Sabíamos que teríamos problemas em algumas áreas e buscamos soluções para isso. Tivemos uma operação de muito sucesso. Foi um exemplo para nós, para outros países e para a própria organização. Agradecemos toda a equipe, que proporcionou esse sucesso todo junto aos atletas”, completou.

Compartilhe este artigo:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zoom-+=