‘Voto impresso no segundo turno das eleições’ é fake news

Plantão eleitoral azul categoria

É falso que o voto impresso será adotado no segundo turno das eleições de 2022. O assunto tomou conta das redes sociais logo após o término do primeiro turno. Mas não existe possibilidade de a medida ser tomada porque não está prevista em lei.

Mesmo que fosse aprovada uma nova lei em caráter de urgência, não poderia ser usada agora porque a Constituição determina que as alterações na legislação eleitoral só podem ser aplicadas na eleição seguinte.

Nos últimos dias, várias postagens voltaram a divulgar uma publicação antiga sobre a sugestão (SUG) 9/2018, que propõe a implantação do “voto impresso em 100% das urnas”. Foi acrescentada ao texto a informação errônea de que a consulta pública sobre a sugestão não está sendo divulgada e que “a esquerda está votando para parecer que o povo brasileiro não quer isso para continuar a manipulação dos resultados das eleições”.

A SUG 9 está em análise no Senado Federal desde 2018 e qualquer pessoa pode opinar sobre ela. O assunto já foi alvo de fake news e motivou publicação do Senado Verifica a respeito (leia aqui).

Para manifestar sua opnião ou verificar o andamento da SUG 9/2018 e o resultado da consulta basta acessar a página da tramitação da proposta na página do Senado na internet. A verificação sobre essas publicações foi solicitada por 12 usuários do Senado Verifica: Fato ou Fake nos últimos sete dias.

Fonte: Agência Senado

Compartilhe este artigo:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zoom-+=