União entre famílias dá origem à queijaria artesanal

queijo

Da união entre Adriana Almeida e Luiz Antônio Guimarães nasceu a Almeida Guimarães Queijos Artesanais, em 2014. A queijaria, que era um projeto em comum do casal, virou realidade na Serra da Mantiqueira e foi uma das ganhadoras do Prêmio CNA Brasil Artesanal Queijos 2022 na categoria ‘Aromatizados’.

A produção, que começou pequena no sítio da família no município de Inhandu (MG) seguindo uma receita ancestral, cresceu e virou uma marca conhecida e premiada na região.

“Fazemos com carinho, dedicação e respeito nossos queijos, que possui denominação de origem e características únicas. São produzidos no formato de agricultura familiar, feitos à mão, nos mínimos detalhes, desde a ordenha das vacas até a embalagem”, explica Adriana.

O queijo Rosso, vencedor do segundo lugar na categoria Aromatizados do Prêmio CNA Brasil, é produzido em alta temperatura, tem consistência firme e uniforme, com sabor levemente picante. Possui uma cor vermelha intensa que chama atenção e cai bem com geleias de pimenta, agridoces e defumadas, conta a produtora mineira.

“A picância é devida ao estímulo da enzima lipase, que proporciona o ardidinho leve característico. O tratamento aplicado sobre o queijo Rosso leva corante natural e verniz hidrossolúvel derivado do carmim de cochonilha, que proporciona aos alimentos uma tonalidade característica e natural,” disse.

Além do Rosso, a queijaria também produz o Tradicional Fresco, Tradicional Curado, Azeitado, Com Pimenta, Macchiato e Caprino, Cachaceiro, Capa Preta, Áureo, Defumado e Defumado com Hortelã. Todos são comercializados de forma online e também no empório da família no sítio Recanto Santa Maria.

“Nos orgulhamos de produzir queijo. E quanto à premiação da CNA, posso afirmar que foi a melhor e mais importante para nós pelo respeito, reconhecimento e acolhida”, conclui Adriana Almeida.

Com informações da Agência CNA

Compartilhe este artigo:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zoom-+=