A tragédia de um povo. Registros da desnutrição dos Yanomamis provocam onda de comoção. Esses são os destaques da GRANDE MÍDIA IMPRESSA DE 23.01.2023
*Manchetes do dia*:
“A tragédia de um povo. Registros da desnutrição dos Yanomamis provocam onda de comoção e reacendem polarização política. Situação dramática dos indígenas será investigada pela Polícia Federal.” *Manchete de capa do Estado de Minas*.
“Escolha de diretor vai testar governo e autonomia do BC. É a primeira deliberação desde que foi aprovada a autonomia do Banco Central, em 2021, e ocorre em meio a crescentes críticas do governo Lula à atuação da autoridade monetária” *Manchete de capa do Valor Econômico*.
“Brasil e Argentina querem criar moeda sul-americana. Usada em transações comerciais, moeda se chamaria ‘sur’.” *Manchete de capa do Estadão*.
“Militar argentino é legalista e negaria golpe, diz presidente. Falando à Folha, Fernandéz descarta um 8/1 em seu país e elogia Lula na crise.” *Manchete de capa da Folha*.
“Lula exige do Exército ‘apuração absoluta’ de ação de militares. Presidente se encontrou com novo chefe da Força, que marcou para amanhã uma reunião do Alto Comando.” *Manchete de capa do O Globo*.
“Polícia identifica mais um suspeito de praticar chacina. Marido de Elizamar, Thiago Belchior segue desaparecido PCDF pede a quem tiver informações sobre o foragido, que denuncie.” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.
“Vestuário sobe 16% no Estado em 2022 e tem a maior alta desde 1994.”*Manchete de capa do Zero Hora*.
“Lula e Fernández querem criar uma moeda sul-americana.” *Manchete de capa do Diário de Pernambuco*.
*Editoriais do dia*:
_*FOLHA*_
“Estatismo obsoleto. Governos precisam chegar a acordo para atrair capital privado ao porto de Santos.”
“Cidade ineficiente. Programa de segurança no Rio não consegue conter criminalidade e abuso policial.”
_*O GLOBO*_.
“Cracolândias são problema grave para prefeitos e governadores de todo o país. Otimismo do novo governo paulista não leva em conta todos os fracassos nas tentativas de acabar com elas.”
“Amazônia traz desafio imenso a projeto de Marina. Recuperar devastação não depende apenas do Meio Ambiente, mas de áreas infiltradas pelo bolsonarismo.”
*ESTADÃO*_
“O presidente exerce sua autoridade. Ao demitir comandante do Exército, Lula reafirma soberania do poder civil no País.”
“As estatais à beira do assalto. As tentativas de Lula e do Centrão de afrouxar a governança das estatais para apadrinhar aliados são um atentado à sua maior função social: gerar empregos e bons produtos a preços justos.”
_*VALOR ECONÔMICO*_.
“Governo tenta pôr limites à politização dos militares. Não há tutela armada sobre a democracia, à qual os militares devem servir incondicionalmente.”
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) volta a operar nesta segunda-feira, 23, após o final de semana.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Sinopse Anexo – Sérgio Botêlho