Witzel é afastado do governo; governo recua sobre verba. STJ afasta Witzel, e processo de impeachment ganha fôlego. Reação a corte de verba contra desmate faz governo recuar. Esses são destaques da grande mídia impressa, neste sábado, 29 de agosto de 2020. Veja na *sinopse do noticiário*.
*BIRÔ DE IMPRENSA*, Ano III, Nº 659, de 29.08.2020
? Edição: _Sérgio Botêlho_
? *Manchetes do dia*:
“Fraude na Saúde. STJ afasta Witzel, e processo de impeachment ganha fôlego. Escritório da primeira-dama lavava dinheiro, diz acusação. Vice Cláudio Castro está também sob investigação. Governador nega desvio e cita ‘interesses poderosos’.” *Manchete de capa do O Globo*.
“Reação a corte de verba contra desmate faz governo recuar. Salles anuncia suspensão de fiscalização de queimadas e desmatamentos; Mourão diz que ministro ‘se precipitou’.” *Manchete de capa do Estadão*.
“STJ afasta Witzel, acusado de corrupção, do Governo do RJ. Operação da PF atinge cúpula do governador e prende presidente do PSC; vice assume por 180 dias.” *Manchete de capa da Folha*.
*Editoriais do dia*:
_*FOLHA*_
“A derrocada de Witzel. Governador é afastado por ministro do STJ; colegiado precisa avaliar caso com urgência.”
“Péssimo sinal. Câmara aprova criação de tribunal, em sinal de descaso com a realidade orçamentária.”
_*O GLOBO*_
“Transferência do BC ao Tesouro não configura uma ‘pedalada fiscal’. O problema não é em que bolso ficam guardadas as promissórias, mas o tamanho e o perfil da dívida.”
“É preciso estancar esquema de corrupção que tomou conta do estado. Independentemente da responsabilidade pessoal de Witzel pelo escândalo na saúde, o governo se tornou insustentável.”
_*ESTADÃO*_
“O SUS sob pressão. A pandemia não acabou. Aos casos urgentes se somarão os eletivos. E o Sistema Único de Saúde, mais do que nunca, precisa ser cuidado.”
“O tombo global e a volta por cima. Vários países caíram mais que o Brasil, mas terão melhores condições de reagir.”
“Dois candidatos, muitas diferenças. Donald Trump e Joe Biden representam modos distintos de tratar a democracia.”
? *Bolsa de Valores*
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a sexta-feira, 28, em alta de 1,51%, a 102.143 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de -2,98%, a R$ 5,41.
⏳ Destaque para o dia de hoje:
Realce turístico para PRAIA DO HOLANDÊS, EM LUCENA.
Leia mais sobre Destaques da Grande Mídia Impressa.