Senado cria Instituição Fiscal Independente

IFI vai acompanhar desempenho fiscal e orçamentário brasileiro.
1478202344_Renan_k
Presidente do Senado, Renan Calheiros. Crédito da foto: Agência Senado

O presidente do Senado, Renan Calheiros, promulgou a Resolução 42/2016, que cria a Instituição Fiscal Independente (IFI) no âmbito do Senado Federal. O objetivo é acompanhar o desempenho fiscal e orçamentário do país. A iniciativa, que integra a Agenda Brasil, ainda será regulamentada pela Comissão Diretora.

O texto consta da edição do Diário Oficial da União dessa quinta-feira (3) e teve origem em projeto da Mesa do Senado (PRS 61/2015), aprovado em março. Ao apresentar a proposta, a Comissão Diretora ressaltou que a IFI atuará “em favor da estabilidade macroeconômica que promova o crescimento econômico, com justiça social”.

De acordo com o texto, a IFI será dirigida por um Conselho Diretor composto de três membros: um diretor-executivo indicado pelo presidente do Senado e dois diretores indicados, respectivamente, pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal.

Os indicados serão submetidos a arguição pública e terão mandato de quatro anos, não admitida a recondução. Os membros do Conselho Diretor não poderão exercer outra atividade profissional, inclusive gestão operacional de empresa ou filiação político-partidária. Já o Conselho de Assessoramento Técnico será composto por até cinco membros indicados pelos diretores. A comissão se reunirá mensalmente.

FONTE: Agência Senado

 

Senado Federal, Instituição Fiscal Independente, Renan Calheiros,

 

Compartilhe este artigo:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SINOPSE DO NOTICIÁRIO DE 04.06.2023

As manchetes de hoje focam em fraudes em planos de saúde, ascensão da biometria facial para transações, tarifas de transporte público, mudanças em concursos públicos

Senado aprova MP dos Ministérios

O Senado aprovou nesta quinta-feira (1º) — último dia de vigência — a medida provisória 1.154/2023, que reestrutura os ministérios do Poder Executivo. A matéria havia