Temer paralisa nomeações a estatais

Presidente interino também resolveu manter Henrique Eduardo Alves e Fábio Osório.
Presidente interino Michel Temer. Crédito: Agência Brasil
Presidente interino Michel Temer. Crédito: Agência Brasil

O presidente interino Michel Temer mandou paralisar todas as nomeações para diretorias e presidências de empresas estatais e de fundos de pensão, enquanto a Câmara dos Deputados não aprovar os projetos que limitam as indicações a pessoas com qualificação técnica. Em declaração à imprensa, ele informou que esperará a votação das propostas, prevista para ocorrer ainda esta semana.

O presidente interino anunciou, ainda, a permanência dos ministros Henrique Eduardo Alves, do Turismo, e Fábio Osório, da Advocacia Geral da União, após reunião da qual participaram os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Geddel Vieira Lima, do Governo.

Aprovados pelo Senado em abril, os projetos – um para as estatais e outro para os fundos de pensão – determinam que as nomeações de diretores, membros do conselho deliberativo e de presidentes desses órgãos e empresas sigam critérios técnicos, de preferência com pessoas do próprio quadro. Temer informou que, ontem à noite, falou com líderes da Câmara, que lhe informaram que o Plenário da Casa vote as propostas amanhã (7) ou quarta (8).

De acordo com o presidente interino, as nomeações segundo critérios técnicos ajudarão a limitar os gastos públicos e a tornar mais eficientes a gestão das estatais e dos fundos de pensão. “Se conseguirmos aprovar os dois projetos ainda esta semana, teremos dado um passo na configuração daquele propósito que expressamos em pronunciamento que anteriormente fizemos”, declarou Temer.

FONTE: Agência Brasil

Compartilhe este artigo:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Senado aprova MP dos Ministérios

O Senado aprovou nesta quinta-feira (1º) — último dia de vigência — a medida provisória 1.154/2023, que reestrutura os ministérios do Poder Executivo. A matéria havia

SINOPSE DO NOTICIÁRIO DE 01.06.2023

Perrengue político envolvendo a reorganização ministerial, assuntos educacionais, econômicos e judiciários dominam as manchetes dos jornais da grande mídia nacional

SINOPSE DO NOTICIÁRIO DE 31.05.2023

GRANDE MÍDIA IMPRESSA 31.05.2023: Câmara aprova marco temporal em novo revés para o governo. Espera por ‘carro popular’ de Lula derruba vendas