📰 Birô de Imprensa – Ano 2 – Número 99 (Crise política com demissão de ministro é destaque da mídia)

📰 Birô de Imprensa – Ano 2 – Número 99

🖋 Edição: Sérgio Botêlho

📅 A 317 dias do fim do ano de 2019, hoje é domingo, 17 de fevereiro, 48º dia do ano.

🌩 Livre pensar: O que será não está escrito em lugar algum. Portanto, aposte nas suas chances. (SB)

📃 Editorial: De acordo com O Globo, em sua edição deste domingo, 17, imóveis históricos da cidade do Rio de Janeiro, como os palácios Tiradentes e Pedro Ernesto, sedes da Assembleia e da Câmara do Rio, o Theatro Municipal e diversos museus não têm certificado do Corpo de Bombeiros, obrigatório desde 1976. Menos de 10% das escolas municipais possuem esse documento. E assim vai pelo Brasil inteiro. Há de se perguntar: quantas tragédias mais ocorrerão para esse quadro mudar?.

📊 Mercado: Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não funciona nos finais de semana..

🎭 📚 Arte e Cultura:

Oscar. Lista de brasileiros que votam para escolha da premiação de Hollywood. São eles: Rodrigo Santoro (ator), Carlinhos Brown (músico), Anna Muylaert (diretora de cinema), Fernanda Montenegro (atriz), Fernando Meirelles (diretor de cinema), Alice Braga (atriz), Sônia Braga (atriz), José Padilha (diretor de cinema), Walter Salles (diretor de cinema), Rodrigo Teixeira (produtor), Carlos Saldanha (diretor de cinema), Lula Carvalho (diretor de fotografia), Daniel Rezende (diretor de cinema), Affonso Gonçalves (montador), Kléber Mendonça Filho (diretor de cinema), Rodolfo Damaggio (ilustrador), Alê Abreu (diretor de cinema), Bruno Barreto (diretor de cinema), Pedro Kos (montador), Felipe Lacerda (montador), Petra Costas (diretor de cinema), Helena Solberg (diretor de cinema), Vânia Catani (produtora), Maurício Osaki (produtor), Karen Harley (montadora), João Moreira Sales (documentarista), Sérgio Mendes (músico), Andriano Goldman (diretor de fotografia), Antônio Pinto (compositor), Marcelo Zarvos (compositor), Renato dos Anjos (supervisor de animação) e Vera Blasi (roteirista). No MSN.

📜 Denúncias:

“França usou helicóptero até para jantar. Ministério Público investiga suposto uso indevido de aeronaves pelo ex-governador”. No Estadão.

💲 Economia:

“Governo guiado por redes fica aberto a intrigas. Governos esperam o STF declarar constitucionais pontos da Lei de Responsabilidade para se ajustar”. Editorial do O Globo.

💲 Economia:

“O futuro presidente do Banco Central se prepara para a sabatina no Senado. Seguidor do ideário do avô, fanático por esportes e reservado, Roberto Campos Neto será sabatinado pelo Senado no dia 26.” No Estadão.

💲 Economia:

“Pragmatismo para crescer. Jair Bolsonaro e seus ministros falam menos sobre modernização e dinamização da economia do que sobre questões ideológicas e de costumes. Eles deveriam ler com atenção a ata do Copom.” Editorial do Estadão.

🌐 Internacional:

“Venezuela. ‘Primeira-dama interina’ perdeu pai por falta de remédios. A construção da imagem do casal jovem e de classe média que quer liderar o país numa transição democrática.” No O Globo.

🌐 Internacional:

“A Beatriz Bulla, ex-estrategista de Trump diz que “populismo é o futuro da política”. Ex-estrategista de Trump diz que Bolsonaro é a chance de espalhar o nacionalismo de direita pelo mundo.” No Estadão.

🕵 Investigações:

“Abuso evidente. Investigação nas declarações de renda de Gilmar Mendes e de sua mulher demonstra que ninguém está a salvo do arbítrio.” Editorial do Estadão.

🌪 Meio Ambiente:

“Ministro contraria Ibama e afirma que plantação em área indígena não é ilegal. Local visitado por Ricardo Salles faz parte de área embargada em 2018 no noroeste de Mato Grosso.” Na Folha.

🌪 Meio Ambiente:

“Tensões políticas internacionais ofuscam a degradação no clima. Crises e populismo encobrem agenda do meio ambiente, mas problemas continuam a se agravar.” Editorial do O Globo.

Obituário:

“O filho e o Brasil de dona Mercedes. Ficará faltando muito do tanto que nos ensina a mãe do jornalista Ricardo Boechat, morto há uma semana em desastre de helicóptero em São Paulo.” Na coluna de Dorrit Harazim, no O Globo.

Política:

“Bolsonaro assina demissão de Bebianno, dizem interlocutores do governo”. No Estadão.

Política:

“De saída, Bebianno se diz ‘perplexo’ e ataca Bolsonaro. Fora do governo depois de bater de frente com Carlos Bolsonaro, Gustavo Bebianno culpou o presidente pela sua saída, informa Lauro Jardim. ‘O problema não é o pimpolho, é o Jair’, afirmou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência a interlocutores: ‘É uma pessoa louca, um perigo para o Brasil’”. No O Globo.

Política:

“General Floriano Peixoto é cotado para assumir; ele seria o 9º militar no 1º escalão”. No Estadão.

Política:

“Candidaturas laranjas. A aliados, Bebianno diz que sai do governo, mas não vai cair sozinho”. No Estadão.

Política:

“O que revelam as mensagens do ‘02’. A cabeça de Carlos Bolsonaro, em muitos caracteres. Levantamento feito em perfil de filho do presidente no Twitter mostra que 72,2% do que ele escreve são ataques; elogios representam somente 8,8%, e citações a atos do governo, 8,4%.” No O Globo.

“Clã Bolsonaro planeja deixar PSL e ir para a nova UDN. Movimento evitaria prejuízo eleitoral; legenda quer ser o ‘maior partido de direita’.” No Estadão.

Política:

“Tuma Jr. diz que Bolsonaro usa mesmo método de Lula para ‘fritar’ aliados.” Na coluna de José Nêumanne, no Estadão.

Política:

“Se Bolsonaro fizer reforma e melhorar segurança, crise política fica de lado”. Na coluna de Celso Ming, No Estadão.

Política:

“Base aliada tenta evitar que crise chegue ao Congresso. Sem Bebianno, líderes lançam operação ‘redução de danos’ para o governo. Discurso adotado argumenta que ministro não faz a articulação do Planalto com parlamentares e que a questão é puramente ‘partidária’”. No O Globo.

Política:

“Eduardo Bolsonaro sai em defesa do irmão e compartilha críticas a Bebianno em rede social”. No O Globo.

Política:

“’A tendência é essa, exoneração’, admite Bebianno.” No O Globo.

Política:

“‘O desleal, coitado, viverá sempre esperando o mundo desabar na sua cabeça’, afirma Bebianni. Após crise envolvendo filho do presidente, advogado posta texto sobre lealdade nas redes sociais, mas não menciona Bolsonaro.” No O Globo.

Política:

“Bebianno se diz perplexo por ter tratamento diferente ao dado ao ministro do Turismo”. Na Folha.

Política:

“Sob suspeita com laranjas, ministro do Turismo desvincula seu caso ao de Bebianno.” Na Folha.

Política:

“Bolsonaro deve adotar ‘critérios claros’ sobre demissão de ministro, diz Janaina Paschoal”. Na Folha.

Política:

“Rebentos já deram indícios de que vão criar problemas para o pai e o país”. Na coluna de  Hélio Schwartsman, na Folha.

Política:

“PSL questiona no Supremo as principais leis contra corrupção.” Na Folha.

Política:

“Não se sabe com quem está o poder.” Na coluna de André Singer, na Folha.

Política:

“Por Previdência, Onyx articula conversas com os 513 deputados. A ideia do ministro é apresentar o texto e responder as dúvidas dos parlamentares.” Na Folha.

Política:

“Oposição. A pergunta é quem é o adulto na sala, diz Haddad sobre governo. Ex-presidenciável diz que o governo vive sob tutela por incapacidade de articulação.” Na Folha.

Política:

“Ativismo de elite dos servidores dobra Bolsonaro”. Na coluna de Elio Gaspari, no O Globo.

Política:

“Governo guiado por redes fica aberto a intrigas. Governos esperam o STF declarar constitucionais pontos da Lei de Responsabilidade para se ajustar.” Na coluna de Merval Pereira, no O Globo.

Política:

“Caso foi criado por birra de filho mimado. Apesar da crise fiscal, quatro ex-chefes de Executivo entraram para o grupo de beneficiados por pensões vitalícias de quase R$ 30,5 mil; até Beto Richa, réu sob acusação de receber propina, está na lista”. Na coluna de Ascânio Seleme, no O Globo.

Política:

“Crise política confirmou as piores previsões. O governo Bolsonaro tem 48 dias e já viveu várias crises, a última tem elementos perigosos e reveladores.” Na coluna de Miriam Leitão, no O Globo.

Política:

“Governo estuda compensar militar em reforma. Proposta. Diante da deficiência de mão de obra e da restrição de recursos, intenção é dar uma gratificação ou abono para que reservistas executem atividades civis em qualquer órgão; hoje, além das funções militares, eles só podem ocupar cargos de confiança.”

Política:

“Um governo peculiar. Generais, Guedes e Moro tentam desarmar crises e sustentar gestão Bolsonaro no seu início”. Editorial da Folha.

😱 Tragédia:

“CPIs da lama. Investigação parlamentar fará bem à sociedade, mas cabe perguntar se não há aí algo de prematuro.” Editorial da Folha.

Destaque histórico:

Semana de Arte. A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, no Teatro Municipal de São Paulo, foi o ápice da guerra entre defensores de uma estética conservadora e os renovadores. O evento contou com escritores, artistas plásticos, arquitetos e músicos. No Terra.

👴 Sextilha:

A vida não vale a pena

Para quem fica rendido,

Tem de haver disposição

Para ser compreendido,

Portanto, por sua ideia

Seja sempre atrevido.

(SB)

👍 Positivo:

“Expulsão de ex-cardeal por crimes sexuais sugere que para o Papa não há intocáveis”. No UOL.

👎 Negativo:

“Febre no Distrito Federal, narguilé pode causar câncer e outras doenças.” No Jornal de Brasília.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu