📰 Birô de Imprensa – Ano 2 – Número 100 (Crise política e Previdência são destaques na grande mídia)

📰 Birô de Imprensa – Ano 2 – Número 100

Bom-dia!

🖋 Edição: Sérgio Botêlho

📅 A 316 dias do fim do ano de 2019, hoje é segunda-feira, 18 de fevereiro, 49º dia do ano.

🌩 Livre pensar: Caso encontre pedras no caminho, contorne-as ou arranque-as; mas, procure seguir em frente. (SB)

📃 Editorial: O projeto de mídia Birô de Imprensa chega ao número 100, e comemora. São 100 dias sem interrupção, e, assim, continuará a ser. A ideia que vem sendo perseguida é a de levar aos leitores do Birô os assuntos mais quentes da Grande Mídia, logo cedo da manhã, incluindo o movimento da Bolsa de Valores de São Paulo, no dia anterior, um breve editorial sobre tema importante, um pensamento qualquer, elaborado pelo editor, para estimular reflexões, uma estrofe tipo cordel em formato de sextilha, explorando tema das expectativas humanas, o destaque histórico do dia, e a tábua das marés dos pontos mais equidistantes de nossa orla, do Norte ao Sul do país. Forte abraço a todos. E vamos em frente!

📊 Mercado: Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) reabre nesta segunda-feira, 18.

👨‍🔬 Ciência:

“O biólogo brasileiro Alexandre Antonelli assumiu neste mês a direção científica do Kew Gardens, no sudoeste de Londres, o maior jardim botânico do mundo, considerado um dos principais centros globais de pesquisas em plantas e fungos.” No Valor Econômico.

💲 Economia:

“Paulo Guedes desidrata a reforma para estados após briga na equipe. Medidas que servidores poderiam contestar foram retiradas; governadores querem reverter recuo.” Na Folha.

💲 Economia:

“Com mais confiança e crédito, classe média volta a comprar imóvel. Lançamentos de médio e alto padrão avançaram mais em 2018 do que habitação popular; desemprego ainda é entrave.” Na Folha.

💲 Economia:

“65 e 62. Reforma previdenciária de Bolsonaro repete idades mínimas da proposta de Temer.” Editorial da Folha.

💲 Economia:

“Sem reforma, falta verba para saúde e educação, diz economista”. No O Globo.

💲 Economia:

“Sinais erráticos sobre o liberalismo na economia. Governo Bolsonaro elevar tarifas sobre a importação de leite em pó contradiz discurso de campanha.” Editorial do O Globo.

💲 Economia:

“Alinhado a Guedes, Toffoli tenta limpar pauta-bomba de R$ 50 bilhões no STF. Para a equipe econômica, insegurança jurídica acaba afugentando investimentos.” No Estadão.

💲 Economia:

“Um balanço feio de 2018. Devagar, quase parando, o País teve desempenho muito fraco no segundo ano da recuperação, de acordo com o primeiro balanço da economia em 2018.” Editorial do Estadão.

💲 Economia:

“Despesa com aposentados acelera e pressiona Estados.” No Valor Econômico.

💲 Economia:

“Arrecadação fraca faz governo segurar despesa. Desempenho em janeiro veio abaixo do previsto e números iniciais deste mês também não bons.” No Valor Econômico.

💲 Economia:

“Retorno das empresas cresce e juro cai, mas investimento patina. Dúvidas sobre a situação fiscal e grande capacidade ociosa pesam nas decisões de companhias.” No Valor Econômico.

💲 Economia:

“A crônica dos absurdos no debate da cessão onerosa. De poupança para as gerações futuras, o pré-sal torna-se mera tábua de salvação para cobrir a gastança insaciável do setor público.” Editorial do Valor Econômico.

👨‍🎓 Educação:

“Escolas militares e colégios civis com mesmo perfil têm desempenho similar. Aposta do governo Jair Bolsonaro (PSL) para a educação, modelo tem crescido nas redes públicas.” Na Folha.

👨‍🎓 Educação:

“USP volta atrás e confirma matrícula de alunos de colégios militares.” No Estadão.

🥇 Esportes:

“Mais um drama no futebol do Rio. Com portões fechados, torcedores entraram em confronto com a polícia. Quando liberação ocorreu, Vasco e Flu já jogavam.” No Estadão.

🇧🇷 Governo federal:

“Posso ir às ruas de braços dados com feministas por salários iguais, diz Damares. Ministra da Família afirma que se uniria com críticas para combater violência contra mulher.” Na Folha.

🗄 Sociedade:

“Lideranças negras celebram estreia de Maju na bancada do JN”. No O Globo.

🌐 Internacional:

“A emergência de Trump. Presidente americano encerra uma crise ao mesmo tempo em que inicia outra.” Editorial da Folha.

🌐 Internacional:

“Plano da oposição é promover ‘invasão’ de ajuda humanitária na Venezuela.” No Estadão.

🌐 Internacional:

“Falta de uma liderança efetiva americana, devido a Trump, preocupa os aliados europeus dos EUA Isso ficou evidente na Conferência de Segurança de Munique, nesse fim de semana”. No Valor Ecoômico.

🌐 Internacional:

“Desaceleração da economia nos EUA parece temporária, mas há riscos.” No Valor Econômico.

🌐 Internacional:

“Nas negociações comerciais em andamento, Washington exige a limitação do poderio tecnológioco chinês e a eliminação de subsídios a empresas estatais. Mas isso atingiria dois pilares do poder do Partido Comunista chinês.” No Valor Econômico.

🌐 Internacional:

“Muçulmanos devem ser cuidadosos ao falar sobre antissemitismo, que se espalhou pelo mundo islâmico como um câncer.” Na coluna de Fareed Zakaria, no Estadão.

🌐 Internacional:

“Trump exige que UE julgue jihadistas. Presidente defende que cerca de 800 membros europeus do EI, detidos pelos americanos na Síria, sejam levados a julgamento na Europa.“ No Estadão.

⚖️ Justiça:

“A magistratura e seu papel. Em pesquisa, 52% dos juízes de primeira instância afirmam que não levam a jurisprudência em conta em julgamentos.” Editorial do Estadão.

♿ Mobilidade urbana:

“Vagas para idosos e pessoas com deficiência são ignoradas, quase sem punição. Numa ronda, equipe do GLOBO flagra carros parados de forma irregular nas Zonas Sul e Norte da cidade. Só um dos motoristas foi multado por agentes”. No O Globo.

💰 Negócios:

“A rentabilidade das empresas aumentou e os juros e o custo de capital caíram, mas as companhias têm investido menos do que seria de se esperar nesse cenário favorável.” No Valor Econômico.

💰 Negócios:

“Duas gigantes chinesas da infraestrutura querem entrar juntas na concorrência para construção e operação da ponte Salvador-Itaparica, entre os municípios baianos de Salvador e Vera Cruz, em um traçado de 12,4 km.” No Valor Econômico.

👮 Polícia:

“Inteligência recebe só 0,5% dos gastos com segurança. Pacote anticrime de Moro não aborda baixo investimento nessa área.” No O Globo.

👮 Polícia:

“Acusado de matar rapaz em mercado foi condenado por agredir ex-companheira.” No Estadão.

👮 Polícia:

“A cada 36 h, uma mulher em SP é vítima de feminicídio. Número, relativo ao ano passado, é 12,9% maior que o registrado em 2017 e o dobro do observado em 2016. Apesar da alta, especialistas afirmam que a quantidade de casos deve ser ainda mais elevada, pois a tipificação nem sempre é apontada no BO.” No Estadão.

⚔ Política:

“Bolsonaro tenta agenda positiva para abafar crise, e ala militar ganha força. Governo busca atenuar desgaste com planos de Moro e da Previdência.” Na Folha.

⚔ Política:

“Filho alucinado fortalece generais, Moro e Guedes. Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro não têm nada a oferecer agora à estabilidade do governo.” Na coluna de Vinícius Mota, na Folha.

⚔ Política:

“O poder por trás do trono. Um vereador que pensa que é Richelieu ou Bismarck.” Na coluna de Ruy Castro, na Folha.

⚔ Política:

“Se Bolsonaro desistir de Guedes, Moro e dos generais, não chega ao Carnaval. Se o governo começar de fato, o que vai sobrar para eles? Nenhum olavista sabe nada de útil.” Na coluna de Celso Rocha de Barros, na Folha.

⚔ Política:

“Suplente de Flávio, aliado diz que vê com maus olhos atuação de filhos de Bolsonaro no governo. Próximo a Bebianno, Paulo Marinho diz que ministro irá dar sua versão sobre exoneração.” Na Folha.

⚔ Política:

“Se ficar no cargo, ministro do Turismo representará o laranjal do PSL na Esplanada. Caso de Álvaro Antonio envolve a ponte final da falcatrua do esquema do partido.” Na Folha.

⚔ Política:

“Estrelismo e disputas no PSL ameaçam governo Bolsonaro na Câmara. Na bancada do partido do presidente da República, diversos deputados jogam sozinhos.” Na Folha.

⚔ Política:

“‘Agora é hora de esfriar a cabeça’, diz Bebianno. Com a exoneração prevista para hoje, o ministro Gustavo Bebianno afirmou que “é hora de esfriar a cabeça”, depois de seu embate com Carlos Bolsonaro. Em conversas, o ministro da Secretaria-Geral ainda se mostra inconformado com o tratamento que recebeu do presidente.” No O Globo.

⚔ Política:

“Confronto para exibição na internet prejudica debate e voto na Câmara. Choques entre esquerda e direita animam redes sociais e emperram votação importante no Congresso.” Editorial do O Globo.

⚔ Política:

“Fora de governo Bolsonaro, Bebianno volta a advogar e não descarta vida política”. No O Globo.

⚔ Política:

“Dirigente da nova UDN vê como ‘via natural’ ida de família Bolsonaro para sigla.” No O Globo.

⚔ Política:

“Magoado, Bebianno não vai poupar filho de Bolsonaro, dizem interlocutores.” No Estadão.

⚔ Política:

“Migração para nova UDN. Amoêdo critica movimentação do clã Bolsonaro.” No Estadão.

⚔ Política:

“’Não reconheço a sentença’, diz Lula sobre nova condenação.” No Estadão.

⚔ Política:

“A greve política. Quando a paralisação está voltada contra atos de um governo, é sinal de que ela não se refere a direitos trabalhistas.” Editorial do Estadão.

⚔ Política:

“Governo tenta pôr fim à crise, mas teme consequências. Entorno de Bebianno mostra contrariedade com demissão e interferência dos filhos do presidente.” No Valor Econômico.

⚔ Política:

“Líderes ‘da base’ preparam ‘recado’ e querem derrotar algum projeto do governo.” No Valor Econômico.

⚔ Política:

“Em acordo com PT, PSDB atua para isolar PSL em São Paulo.” No Valor Econômico.

⚔ Política:

“Com saída de Bebianno, Ministério terá oitavo general. Crise. Bebianno deve ser exonerado hoje e oficial deve assumir a Secretaria-Geral da Presidência; setor do governo vê oportunidade para enxugar quantidade de pastas.” No Estadão.

⚔ Política:

“Faltam muitas explicações sobre a reforma da Previdência. E, por outro lado, sobra confusão na área política. Para especialista, julgamento de questões tributárias no Supremo é ‘caixa de surpresas’. Na coluna de Cida Damasco, no Estadão.

😱 Tragédia:

“Vale já fez 254 doações de R$ 100 mil para parentes de mortos em Brumadinho. A empresa segue negociando com as famílias o pagamento de indenizações.” Na coluna de Mônica Bergamo, na Folha.

😱 Tragédia:

“Deslizamentos causados por chuvas matam 4 crianças em SP. Entre as vítimas da forte chuva que atingiu a Grande São Paulo por 72 horas está bebê de 11 meses; levada ao hospital, mãe de irmãos mortos descobriu gravidez”. No O Globo.

⛴ Tábua das marés:

Belém-PA, segundo o Clima Tempo: às 05:00h, maré baixa a 0,3m; às 10:13h, maré alta a 3,1m; às 17:16h, maré baixa a 0,49m; às 22:32h, maré alta a 3,75m.

Cabedelo-PB, segundo o Clima Tempo: às 03:58h, maré alta a 2,25m; às 10:03h, maré baixa a 0,08m; às 16:14h, maré alta a 2,45m; às 22:23h, maré baixa a -0,15m.

Rio de Janeiro-RJ, segundo o Clima Tempo: às 02:39h, maré alta a 1,24m; às 09:10h, maré baixa a 0,24m; às 14:09h, maré alta a 1,12m; às 21:12h, maré baixa a -0,1m.

Rio Grande-RS, segundo o Clima Tempo: às 10:36h, maré baixa a 0,12m; às 12:39h, maré alta a 0,16m; às 16:10h, maré baixa a 0,01m; às 18:56h, maré alta a 0,1m; às 21:59h, maré baixa a -0,04m.

⏳ Destaque histórico:

Morre Martinho Lutero. Martinho Lutero, teólogo alemão, morre no dia 18 de fevereiro de 1546. O promotor da Reforma Protestante, desafiou o poder da Igreja Católica ao divulgar, em 1517, teses contra os abusos e práticas do clero. Lutero também traduziu a Bíblia pra o alemão. No portal Terra.

👴 Sextilha:

O número 100 é marco

Que se deve festejar,

Por isso nesta segunda

Me ponho a comemorar

O fato de o Birô

A referência alcançar.

(SB)

👍 Positivo:

“Petrobras investe em painéis solares flexíveis como forma de energia.” Na Agência Brasil.

👎 Negativo:

“Funcionários da Vale poderiam ter evitado quase todas as mortes, diz juiz”. No UOL.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu