Em todas as manchetes dos jornais da grande mídia impressa desta segunda-feira, 20, o destaque é a vitória do candidato Milei, que se apresentou como ultraliberal na disputa eleitoral da Argentina. Ultradireitista, libertário, anarcoliberal e extrema direita são as qualificações dadas pelos jornais ao vitorioso no país vizinho. Lula parabeniza resultado e defende diálogo com o eleito.
Manchetes do dia:
“Argentina vota por mudança e elege Milei presidente com ampla margem. Ultradireitista derrota peronista Sergio Massa por 12 pontos e terá desafio de debelar inflação.” Manchete de capa do O Globo.
“Com promessa de corte drástico no Estado, Milei vence eleição argentina. Libertário teve 55,7% dos votos, vantagem maior do que previam pesquisas; sem citar vencedor, Lula desejou ‘sorte’.” Manchete de capa do Estadão.
“Argentina elege anarcoliberal Milei, que promete dolarizar a economia. Excêntrico e adepto de ideias radicais, deputado tem vitória expressiva; Lula não o cita, mas defende diálogo com eleito.” Manchete de capa da Folha.
“Com vitória expressiva, Milei, candidato de extrema direita, é eleito presidente da Argentina. Vencedor obteve vantagem de quase 12 pontos sobre seu adversário, o ministro da Economia Sergio Massa.” Manchete de capa do Valor Econômico.
Editoriais do dia:
“Feminicídios em alta desafiam o poder público. Primeiro semestre deste ano registrou maior incidência do crime desde o início da série histórica.” Editorial do O Globo.
“Incêndios florestais reforçam a necessidade de política ambiental. Secas extremas serão mais frequentes, facilitando a propagação do fogo. Precisaremos estar preparados.” Editorial do O Globo.
“Para proteger o campo e o direito. O fundamental é a correção no processo de demarcação das terras indígenas.” Editorial do Estadão.
“Um governo que desmoraliza o País. A prioridade de Lula não é a segurança pública, e sim defender o companheiro Dino.” Editorial do Estadão.
“Cacoete sindicalista. Canetada do Ministério do Trabalho dificulta trabalho do comércio e serviços aos feriados.” Editorial do Estadão.
“Atividade em queda. Recuo da economia não surpreende; deve-se persistir no ajuste para reduzir juros.” Editorial da Folha.
“Imprensa na balança. Pena excessiva a jornalista abre precedente contra a liberdade de informação.” Editorial da Folha.
“Governo ganha tempo para definir a meta fiscal. Os argumentos para convencer parlamentares a fechar buracos fiscais se enfraqueceram diante da perspectiva de que o governo tolerararia déficits fiscais.” Editorial do Valor Econômico.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) volta a operar nesta segunda-feira, 20, após o final de semana.