MANCHETES E EDITORIAIS DE 08.11.2023

Foco das manchetes desta quarta-feira, 08, dos jornais da grande mídia impressa é o avanço da reforma tributária no Senado Federal, já votada na CCJ e a caminho do plenário. O Globo destaca ‘lista maior de exceções’, o que também fazem o Estadão e o Valor Econômico. Enquanto isso, a Folha realça a crise provocada pelo recente apagão de energia, em São Paulo, sublinhando a defesa da Enel feita pelo líder do grupo, Nicola Cotugno, alegando ‘vento absurdo’ como causador da falta de energia que prejudicou por várias horas centenas de milhares de pessoas na capital paulista.

Manchetes do dia:

“Reforma tributária avança no Senado com concessões a futebol, taxistas e conta de gás. Texto que simplifica os tributos no país vai a voto no plenário da Casa com lista maior de exceções.” Manchete de capa do O Globo.

“Reforma tributária avança no Senado com novas concessões. Estados do Nordeste e Centro-Oeste são atendidos; texto vai a plenário.” Manchete de capa do Estadão.

“Chefe da Enel nega omissão em apagão e cita ‘vento absurdo’. Nicola Cotugno compara ventania de tempestade em SP a de furacões e diz que mil árvores atingiram rede elétrica.” Manchete de capa da Folha.

“Comissão do Senado aprova texto da reforma tributária, incorporando novas exceções. Por 20 votos a 6, PEC passa pela CCJ; proposta deverá ser votada nesta quarta-feira pelo plenário da Casa.” Manchete de capa do Valor Econômico.

Editoriais do dia:

“Elaboração do Enem exige filtro mais rigoroso. Questões enviesadas sobre agronegócio e erro de ortografia revelam no mínimo desleixo.” Editorial do O Globo.

“Preservação do Ceitec é exemplo da visão econômica equivocada do PT. Em vez de manter fábrica de chips ultrapassados, Brasil avançaria mais se investisse em pessoas.” Editorial do O Globo.

Para bom entendedor. Ceticismo citado por ata do Copom quanto à meta fiscal foi plantado e regado pelo presidente Lula.” Editorial do Estadão.

A educação como cabresto. Em vez de testar aprendizado, prova do Enem mede obediência do aluno à doutrinação.” Editorial do Estadão.

Fábrica de endividados. Renegociação de débito de R$ 54 bilhões comprova disparate do atual modelo do Fies.” Editorial do Estadão.

“Um mês depois. Retaliação de Israel ao terror do Hamas avança com incerteza sobre futuro de Gaza.” Editorial da Folha.

“Alternância aviltada. Mandato ilimitado na chefia da Câmara de SP põe casuísmo sobre interesse público.” Editorial da Folha.

“Cenários para novas quedas de juros são menos favoráveis. Segundo a ata, a incerteza migrou da possibilidade acerca da consecução da meta de déficit zero em 2024 para a incerteza sobre o próprio alvo fiscal a ser buscado.” Editorial do Valor Econômico.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) avançou 0,71%, nesta terça-feira, 07, a 119.268 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de 0,27%, a R$ 4,87.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES