As manchetes dos jornais da grande mídia impressa nesta terça-feira, 06, estão focadas na economia. O Globo veicula defesas feitas por Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, junto ao governo, para que seja mantida a meta de déficit zero em 2024. O Estadão e a Folha destacam o andamento da reforma tributária. Enquanto o primeiro realça a pressão dos estados por mudanças, a Folha diz que unidade da Federação que mais arrecadar vai ser premiada. Enfim, o Valor Econômico conta sobre a pressa das empresas em pagar rendimentos a acionistas, sócios e cotistas com receio de que as regras específicas mudem.
Manchetes do dia:
“Lira e Pacheco defendem meta de déficit zero em 2024. Presidentes da Câmara e do Senado dizem que governo não deve mudar previsão orçamentária do ano que vem.” Manchete de capa do O Globo.
“Reforma tributária. Pressão cresce e Estados cobram mudança às vésperas de votação. CCJ do Senado começa a analisar projeto hoje; setores fazem lobby.” Manchete de capa do Estadão.
“Tributária deve premiar estado que arrecadar mais. Negociação ocorrem em semana decisiva; Pacheco diz que vota proposta até quinta..” Manchete de capa da Folha.
“Pagamento de JCP acelera por receio das empresas de mudança em regra. O montante pago em juros sobre capital próprio já alcança R$ 82,25 bilhões de janeiro a outubro, 31% a mais do que em todo o ano passado.” Manchete de capa do Valor Econômico.
Editoriais do dia:
“GLO de Lula é necessária, porém insuficiente. Governo federal ao menos reconhece responsabilidade pela crise de segurança. Mas resolvê-la exige mais.” Editorial do O Globo.
“Eventos climáticos extremos exigem atenção das empresas de eletricidade. Falta de luz em São Paulo revela despreparo das concessionárias para temporais e vendavais.” Editorial do O Globo.
“Eventos climáticos extremos exigem atenção das empresas de eletricidade. Falta de luz em São Paulo revela despreparo das concessionárias para temporais e vendavais.” Editorial do Estadão.
“A renitência da escravidão moderna. É ultrajante à dignidade do País ainda haver cidadãos submetidos às condições análogas à de escravo.” Editorial do Estadão.
“Temporal de omissões. O caos provocado pelo apagão em 4,2 milhões de imóveis em São Paulo não pode mais se repetir.” Editorial do Estadão.
“Apagão climático. Caos após tempestade em SP exige ações rápidas e duradouras para fenômenos naturais.” Editorial da Folha.
“Perda de ritmo. Perspectiva para o emprego reforça necessidade de ajustar contas para baixar juros.” Editorial da Folha.
“Velhos desafios climáticos e financeiros aguardam COP28. Gap de recursos entre o necessário e disponibilidade atual é enorme.” Editorial do Valor Econômico.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a segunda-feira, 05, em alta de 0,23%, a 118.431 pontos. O dólar terminou o dia em queda de -0,16%, a R$ 4,89.