Destaque total das manchetes dos jornais da grande mídia impressa para a decisão do governo Lula em adotar a segurança de aeroportos e portos pelas Forças Armadas, com vistas ao combate à criminalidade no Rio de Janeiro.
Manchetes do dia:
“Forças Armadas atuarão contra tráfico e milícia em portos e aeroportos. Crise no Rio é foco de operação GLO para barra drogas e armas e asfixiar grupos.” Manchete de capa do O Globo.
“Lula assina decreto que põe Forças Armadas em ações contra o crime organizado. Medida dá poder de polícia para Exército, Marinha e Aeronáutica; foco será em portos, aeroportos e fronteiras.” Manchete de capa do Estadão.
“Lula põe Forças Armadas em Portos e Aeroportos de SP e RJ. Presidente anuncia operação Garantia da Lei e da Ordem contra crise na segurança pública do Rio.” Manchete de capa da Folha.
Editoriais do dia:
“MEC faz bem em manter data do Enem. Mas ministério deve explicações sobre falhas que levam candidatos a fazer provas a mais de 30 km de casa.” Editorial do O Globo.
“Desemprego em queda gera menos pressão inflacionária que no passado. Principal explicação para recorde da população ocupada é o êxito da reforma trabalhista de 2017.” Editorial do O Globo.
“Eleição não é vale-tudo. Ao condenar Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto, TSE aplicou corretamente a Constituição.” Editorial do Estadão.
“O custo Brasil e o custo PT. Projetos do governo só avançarão se não sabotados por petismo retrógrado e lobbies de privilegiados.” Editorial do Estadão.
“Um amigo da cultura e do País. A lição de Danilo Santos de Miranda é a valorização da educação como pilar da democracia.” Editorial do Estadão.
“Bônus sem ônus. Congresso aumenta poder sobre o governo; falta contrapartida da responsabilidade.” Editorial da Folha.
“Cemitérios sob nova gestão. Concessão pode melhorar serviço; prefeitura deve exigir transparência de direitos.” Editorial da Folha.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quarta-feira, 01, em alta de 1,69%, a 115.053 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de -1,35%, a R$ 4,97.