Decisão do STF autorizando bancos a tomar imóveis dados como garantia por devedor, sem decisão judicial, é o tema principal das manchetes dos grandes jornais da mídia impressa nesta sexta-feira, 17. O Globo diz que medida prevê maior segurança jurídica no mercado imobiliário. A Folha realça o fato de a medida atingir financiamentos em que propriedade é garantia. O Estadão destaca a decisão do Exército em pedir prisão de 6 suspeitos no furto de armas em arsenal. Enfim, o Valor Econômico sublinha o perigo de desabastecimento que corre a Black Friday e o Natal por conta da seca no Amazonas.
Manchetes do dia:
“STF autoriza bancos a retomar imóveis dados como garantia sem decisão judicial. Supremo ratifica lei em vigor e prevê maior segurança jurídica ao mercado imobiliário.” Manchete de capa do O Globo.
“Exército pede prisão de 6 suspeitos de furto de armas e pune 17. Das 21 metralhadoras levadas de arsenal, quatro não foram recuperadas; sanções atingem 16 oficiais.” Manchete de capa do Estadão.
“Bancos poderão tirar imóvel de devedor sem aval de juiz. Decisão do Supremo atinge financiamentos em que propriedade é garantia.” Manchete de capa da Folha.
“Varejo vê risco no abastecimento para Black Friday e Natal com seca no AM. Com os níveis dos rios nas mínimas históricas, insumos e mercadorias não chegam nem saem da Zona Franca de Manaus, cuja logística é 95% fluvial.” Manchete de capa do Valor Econômico.
Editoriais do dia:
“Reforma tributária cheia de exceções trará alíquota maior. A realidade aritmética é inescapável: se uns pagarem menos imposto, os outros precisarão pagar mais.” Editorial do O Globo.
“STF faz bem ao rejeitar pedido de mudança no crédito imobiliário. Decisão que permite retomada do imóvel em caso de inadimplência traz segurança ao mercado.” Editorial do O Globo.
“O custo político da reforma possível. Todos concordam que o sistema tributário atual é inviável, mas ninguém renuncia aos privilégios.” Editorial do Estadão.
“Uma geração condenada. Seis em cada dez crianças e adolescentes vivem na pobreza e privados de direitos básicos, constata Unicef.” Editorial do Estadão.
“Uma trégua volátil nos EUA. Republicanos põem fim a impasse na Câmara, mas os moderados seguem à mercê dos radicais.” Editorial do Estadão.
“Tensão global. Risco de expansão do conflito em Israel traz dúvida sobre papel dos EUA no mundo.” Editorial da Folha.
“Volta ao passado. Governo adia devolução de recursos do BNDES e flerta com estratégia equivocada.” Editorial da Folha.
“IVA tende a ser maior com o aumento de exceções no Senado. A reforma dos tributos ainda assim porá ordem no caos atual, embora se afaste das melhores práticas.” Editorial do Valor Econômico.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quinta-feira, 26, em alta de 1,73%, a 114.777 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de -0,14%, a R$ 4,99.