MANCHETES E EDITORIAIS DE 17.10.2023

Os jornais da grande mídia impressa nacional seguem dando primazia à cobertura da guerra no Oriente Médio, dando preferência ao assunto em suas manchetes. “Impasse sobre fronteira agrava crise em Gaza e drama dos estrangeiros”, diz O Globo, sobre a saída de estrangeiros pela fronteira egípcia. “Risco de escalada leva Biden ao Oriente Médio”, destaca o Estadão, mostrando que EUA estão preocupados com escalada da guerra. “Israel esvazia vilas na fronteira com Líbano” conta a Folha, o que mostra a possibilidade de ampliação do conflito. De sua parte, o Valor Econômico vai de manchete com tema nacional e ligado à economia: “Varejo reage a sites estrangeiros e vai comprar e vender itens de fora”.

Manchetes do dia:

“Impasse sobre fronteira agrava crise em Gaza e drama dos estrangeiros. Egito diz que Israel não garante segurança no acesso por onde sairiam civis e chegaria ajuda humanitária.” Manchete de capa do O Globo.

“Risco de escalada leva Biden a Israel; na Jordânia, ele vai negociar com líderes árabes. Presidente americano irá amanhã ao Oriente Médio em meio a bombardeio israelense ao Hamas em Gaza e ao Hezbollah no Líbano.” Manchete de capa do Estadão.

“Israel esvazia vilas na fronteira com Líbano; Hamas cita 250 reféns. Tel Aviv nega trégua para ajuda humanitária entrar em Gaza, e suprimentos escasseiam; ONU vive impasse.” Manchete de capa da Folha.

“Varejo reage a sites estrangeiros e vai comprar e vender itens de fora. Redes brasileiras tentam melhorar a competitividade, num momento em que plataformas do exterior podem trazer mercadorias com isenção de tarifa.” Manchete de capa do Valor Econômico.

Editoriais do dia:

“Não pode haver mais demora para prorrogar desoneração da folha. Senado tem oportunidade de ampliar geração de empregos — e deve reduzir o dano da extensão às prefeituras.” Editorial do O Globo.

“Estados obtêm compensação dupla por perda de ICMS. Mesmo já beneficiados com R$ 27 bilhões, governos elevam alíquotas, de olho na reforma tributária.” Editorial do O Globo.

“O dever moral, legal e estratégico de Israel. Ao extrapolar a violência, Hamas espera que Israel extrapole também. Israel deve resistir à tentação.” Editorial do Estadão.

O comício de Barroso em Paris. Para público europeu, discurso sobre como enfrentar mazelas do Brasil soou como ato de campanha.” Editorial do Estadão.

“Balbúrdia fiscal. Prevê-se megabloqueio de gastos em 2024, o que deve acirrar pressão contra meta.” Editorial da Folha.

“Equador em transição. Eleito, liberal Noboa deve buscar conter espiral da violência e erosão democrática.” Editorial da Folha.

“Aumento da renda sustenta a expansão da economia. Um ponto negativo nesse quadro é a inadimplência elevada, que neutraliza parte do benefício do aumento da renda.” Editorial do Valor Econômico.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a segunda-feira, 16, em alta de 0,67%, a 116.534 pontos. O dólar terminou o dia em queda de -1,00%, a R$ 5,04.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES