Clima e economia são os destaques das manchetes dos jornais da grande mídia impressa nesta terça-feira, 02. O Globo chama a atenção para a seca na Amazônia, que já afeta logística da Zona Franca. No Senado, parlamentares aprovam o projeto do Desenrola, com limite ao juro do rotativo do cartão, segundo destacam Folha de São Paulo e Estado de São Paulo. Enfim, conforme realça o Valor Econômico, cresce participação de estrangeiros em fusões e aquisições no Brasil.
Manchetes do dia:
“Seca extrema na Amazônia já afeta logística da Zona Franca. Estiagem pode ser a pior da História, desliga usina e causa tragédias humana e ambiental.” Manchete de capa do O Globo.
“Senado aprova o Desenrola com limite ao juro do rotativo. Dívida pode ser limitada, no máximo, ao dobro do valor original.” Manchete de capa do Estadão.
“Senado aprova regras para o Desenrola e teto do rotativo. Projeto que vai à sanção dá 90 dias para bancos proporem teto de juros no cartão”.” Manchete de capa da Folha.
“Cresce participação de estrangeiros em fusões e aquisições no Brasil. Investidor externo voltou ao mercado local e esteve em 61% das operações realizadas neste ano, enquanto em 2022 o percentual foi de 31%, mostra pesquisa.” Manchete de capa do Valor Econômico.
Editoriais do dia:
“Vantagem da Zona Franca desvirtua reforma tributária. Proposta de sobretaxar, no resto do país, produtos fabricados em Manaus será prejudicial para a economia.” Editorial do O Globo.
“Proposta de reforma administrativa do governo é passo na direção correta. Sem alcançar os privilégios da elite do funcionalismo, porém, qualquer mudança ficará incompleta.” Editorial do O Globo.
“Chance de discutir os pisos constitucionais. Governo depende do TCU para não ter de arcar com R$ 20 bi em gastos extras em saúde e educação.” Editorial do Estadão.
“Uma lei que não é igual para todos. Estudo do Ipea revela mecanismos do viés racista na aplicação da legislação antidrogas.” Editorial do Estadão.
“O ‘plano B’ na Margem Equatorial. Licença para explorar Bacia Potiguar mostra que é possível um meio-termo na querela ambiental.” Editorial do Estadão.
“Coronelismo redivivo. Políticos usam emendas parlamentares para explorar seca no NE em troca de votos.” Editorial da Folha.
“Sinal verde à faixa azul. Oportuno, corredor para moto será ampliado em SP; mais cidades deveriam fazê-lo.” Editorial da Folha.
“Avanço do crédito é o menor desde a pandemia. Agosto foi o sétimo mês seguido de queda do ritmo de crescimento.” Editorial do Valor Econômico.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a segunda-feira, 02, em queda de -1,29%, a 115.057 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,80%, a R$ 5,07.