MANCHETES E EDITORIAIS DE 20.09.2023

À exceção da manchete do Estadão, que abre sua principal matéria para o plano de incentivo à ‘mobilidade verde’, a ser incluída em Medida Provisória, em vias de edição pelo governo federal, as demais focam no discurso feito pelo presidente Lula na abertura da Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira, 19, em Nova York. “Lula cobra de países ricos recursos e divisão do poder”, realça O Globo. “Lula volta à ONU com crítica a Conselho e a desigualdade”, destaca a Folha de São Paulo. “Em volta à ONU, Lula cobra nações ricas sobre clima e desigualdade”, é o foco dado à notícia pelo Valor Econômico.

Na sequência, as manchetes e as sub manchetes:

Manchetes do dia:

“Plano de incentivo à ‘mobilidade verde’ inclui até carro voador. Programa automotivo terá sustentabilidade como critério para concessão de benefício fiscal.” Manchete de capa do Estadão.

“Lula volta à ONU com crítica a Conselho e a desigualdade. Discurso enfatiza retorno ao internacionalismo após quatro anos de Bolsonaro.” Manchete de capa da Folha.

“Lula cobra de países ricos recursos e divisão do poder. Presidente concentra seu discurso na redução das desigualdades, pede ampliação do Conselho de Segurança e faz alerta sobre o clima.” Manchete de capa do O Globo.

“Em volta à ONU, Lula cobra nações ricas sobre clima e desigualdade. Presidente enfatizou a volta do Brasil ao cenário internacional e se contrapôs ao isolacionismo.” Manchete de capa do Valor Econômico.

Editoriais do dia:

“Lula na ONU. Discurso fincou-se em conhecidas aspirações e potencialidades da sociedade brasileira.” Editorial da Folha.

“Microgastança. Governo petista dá mau sinal ao elevar até despesas de menor dimensão e relevância.” Editorial da Folha.

“Lula acerta o tom e o conteúdo em discurso na ONU. Pronunciamento contribui para Brasil recuperar prestígio perdido no cenário internacional.” Editorial do O Globo.

“Maior celeridade não justifica o atropelo nas votações da Câmara. Pelo menos dez projetos relevantes foram aprovados pelos deputados sem seguir o trâmite regular das comissões.” Editorial do O Globo.

Reiterado desrespeito à Constituição. Continuidade da disputa fratricida entre Câmara e Senado por protagonismo nas MPs expõe as falhas na articulação política do governo e o desdém pelo texto constitucional.” Editorial do Estadão.

Distorções no orçamento municipal. Estudo confirma engessamento orçamentário dos municípios, incapazes de investir em infraestrutura para lidar com aumento da população urbana. Passa da hora de rever essa distorção.” Editorial do Estadão.

Sindicatos precisam se adaptar às novas formas de trabalho. No Brasil, não se discute uma solução para fortalecê-los que passe pela necessária modernização substantiva de práticas e métodos para ampliar suas bases.” Editorial do Valor Econômico.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a terça-feira, 19, em queda de 0,37%, a 117.846 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,35%, a R$ 4,87.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES