SINOPSE DO NOTICIÁRIO DE 28.08.2023

Nesta segunda-feira, 28, as manchetes dos jornais da grande mídia impressa expõem manchetes referenciadas na economia. O Globo revela preocupação com o crescimento dos benefícios previdenciários, e prevê que o fato pode terminar provocando nova reforma no setor, com muito peso nas contas do Estado. Por sua vez, o Estadão destaca a resistência que estaria havendo, da parte do ministro Fernando Haddad, na concessão de crédito a empreiteiras da Lava Jato operarem em Angola. Já a Folha de São Paulo realça a possibilidade de que o Imposto sobre Valor Agregado, inscrito na reforma tributária, possa ser amenizado pela adoção de imposto seletivo para bebidas, fumo e combustíveis. Enfim, o Valor Econômico, de volta após o fim de semana, alerta para o alto número de empresas em recuperação judicial, no Brasil.

Manchetes do dia:

“Empreiteiras da Lava Jato pedem US$ 100 milhões em crédito para obras angolanas. Lula quer volta de financiamentos; Haddad vê ‘ambiente delicado’..” Manchete de capa do Estadão.

“Taxação de produto nocivo pode diminuir carga do IVA. Imposto seletivo sobre bebida, fumo e combustíveis permitiria tributação menor sobre as demais mercadorias.” Manchete de capa da Folha.

“Expansão acelerada de benefícios pressiona por nova reforma da Previdência. Revisão das regras de acesso ao INSS terá de contornar envelhecimento e informalidade.” Manchete de capa do O Globo.

“Brasil tinha 3,8 mil companhias em recuperação judicial no 1º semestre. Setor de cana-de-açúcar lidera o número de processos, com 38,6 empresas a cada mil; pedidos somaram 593 no período, recorde em três anos.” Manchete de capa do Valor Econômico.

Editoriais do dia:

“Dragão exaurido. Economia chinesa mostra fragilidade; cenário de desaceleração pode ser duradouro.” Editorial da Folha.

“Democracia melhor. Decisão do STF de ajustar bancadas na Câmara reduz distorções na representação.” Editorial da Folha.

“É um erro prorrogar incentivos federais a montadoras do Nordeste. Emenda à reforma tributária tenta manter benefício para agradar empresas com fábricas na Bahia.” Editorial do O Globo.

“Inadimplência no cartão de crédito traz recado a consumidores e reguladores. Educação ajuda, mas não basta. É necessário adotar regulação mais eficaz para evitar bolhas financeiras.” Editorial do O Globo.

A hora do pluralismo sindical. Trabalhadores devem ter o direito de escolher quem atuará por eles e negociar a recompensa.” Editorial do Estadão.

A democracia nos currículos escolares. Mais do que nunca, é preciso formar os jovens em relação à educação política e aos direitos da cidadania.” Editorial do Estadão.

AGU desarma o Ibama. Alegação central para impedir exploração de petróleo na Margem Equatorial foi desmantelada.” Editorial do Estadão.

Mais do mesmo ou salto no escuro, o dilema argentino. Milei propõe uma terapia de choque para a Argentina, baseada num receituário ideológico libertário nunca testado em nenhuma economia importante.” Editorial do Valor Econômico.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) volta a operar nesta segunda-feira, 28, após o final de semana.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES