SINOPSE DO NOTICIÁRIO DE 26.08.2023

As manchetes dos três maiores jornais da grande mídia impressa, neste sábado, destacam questões de representação parlamentar e eficiência na esfera pública brasileira. De um lado, o governo busca modernizar e tornar mais inclusivo o acesso a cargos na administração federal. Em sua decisão, nesse sentido, o governo federal anunciou um concurso nacional unificado que oferecerá até 7,8 mil vagas para diversas carreiras na administração pública. Por outro, o Judiciário intervém para assegurar que o Legislativo esteja em conformidade com princípios como a justa representação populacional no parlamento brasileiro. A Corte identificou uma “omissão” da Câmara na atual configuração, e pediu revisão urgente para garantir que o número de representantes por Estado reflita de forma precisa a população atual. A maioria dos ministros votou a favor dessa medida.

Manchetes do dia:

“STF vê ‘omissão’ da Câmara e cobra nova divisão de bancadas. Número de deputados por Estado deve obedecer a dados do Censo.” Manchete de capa do Estadão.

“STF decide que Congresso deve redistribuir deputados. Ministros formam maioria para adequar cadeiras à população atual dos estados.” Manchete de capa da Folha.

“País terá concurso nacional unificado para até 7,8 mil vagas. Provas para carreiras na administração federal serão aplicadas simultaneamente em179 cidades das 5 regiões.” Manchete de capa do O Globo.

Editoriais do dia:

“Efeitos do marco. Regras para o saneamento atraem recursos para superação do vergonhoso atraso do país no setor.” Editorial da Folha.

“Caos argentino. Onda de saques a supermercados se soma a desastre econômico e incerteza política.” Editorial da Folha.

“Aumento do salário mínimo vai contra disciplina fiscal. Nova política de reajuste custará R$ 82,4 bilhões até 2026. Governo precisa dizer de onde sairá o dinheiro.” Editorial do O Globo.

“Brasil precisa prestar atenção ao risco de deflação na China. Sinais de queda nos preços trazem ameaça de recessão, que teria impacto imediato nas exportações brasileiras.” Editorial do O Globo.

Um Brics mais amplo, confuso e autoritário. O Brasil não ganha nada e perde muito aderindo acriticamente ao projeto de expansão da China.” Editorial do Estadão.

Saneamento e desigualdade. Negligência do Estado de investir em redes de esgoto trava desenvolvimento humano e sustentável do País.” Editorial do Estadão.

O juiz de garantias no STF. Apesar da demora, Corte acerta ao reconhecer competência do Congresso para legislar sobre juiz de garantias.” Editorial do Estadão.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a sexta-feira, 25, em queda de -1,2%, a 115.837 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de -0,12%, a R$ 4,87.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES