SINOPSE DO NOTICIÁRIO DE 11.08.2023
As manchetes dos jornais da grande mídia impressa nesta sexta-feira, 11, revelam desenvolvimentos positivos no campo da educação, preocupações sérias na política internacional, e novidades na aviação civil e economia. A do Estadão anuncia mudança legislativa que busca expandir o acesso ao ensino para pessoas mais carentes, incluindo uma comunidade historicamente marginalizada. A da Folha relata evento trágico e perturbador, que teve implicações graves o suficiente para levar o Equador a um estado de exceção. A manchete do O Globo anuncia mudança na política de aviação civil, que pode vista, no Rio, como positiva. Por sua vez, o destaque do Valor Econômico expressa otimismo com a queda da taxa de juros.
Manchetes do dia:
“Revisão amplia acesso dos mais pobres ao ensino via Lei de Cotas. Câmara altera valor da renda per capita e inclui quilombolas.” Manchete de capa do Estadão.
“Equador adota estado de exceção após presidenciável ser morto. Polícia prende 5 suspeitos pelo assassinato de Fernando Villavicencio; facção reivindica atentado.” Manchete de capa da Folha.
“Governo decreta redução de voos no Santos Dumont para viabilizar Galeão. A partir de janeiro, aeroporto do Centro, que terá pista reformada, só terá rotas para São Paulo e BH.” Manchete de capa do O Globo.
“Com queda na taxa de juros, bancos acreditam em um 2º semestre melhor. No 1º semestre, quadro foi mais difícil, com inflação afetando famílias e caso Americanas atingindo empresas.” Manchete de capa do Valor Econômico.
Editoriais do dia:
“Sangue nos Andes. Assassinato de candidato a presidente agrava quadro de degradação política no Equador.” Editorial da Folha.
“Brasil mais indígena. Nova metodologia do censo apura parcela maior dessa população, o que pode aprimorar políticas.” Editorial da Folha.
“Apuração da PF fecha cerco sobre trama golpista. Cabe às autoridades aprofundar as investigações para descobrir quem foi responsável por ataques à democracia.” Editorial do O Globo.
“Governo acerta ao enfim impor restrição a voos no Santos Dumont. Portaria vai na direção certa, mas ainda há muito a fazer para reequilibrar tráfego com Galeão.” Editorial do O Globo.
“Governo amarra a Petrobras. Falas do ministro de Minas e Energia expõem a mão pesada do governo na Petrobras e evidenciam controle artificial de preços; há risco de desabastecimento de diesel.” Editorial do Estadão.
“Golpismo em estado latente. Obtidos pela PF, os estarrecedores detalhes de suposta trama da chefia da Polícia Rodoviária Federal para prejudicar Lula na eleição seguem perfeitamente o padrão bolsonarista.” Editorial do Estadão.
“dfwserwqer.” Editorial do Valor Econômico.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quinta-feira, 10, em leve baixa de -0,05%, a 118.350 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de -0,45%, a R$ 4,88.