SINOPSE DO NOTICIÁRIO DE 10.08.2023

O destaque maior entre as manchetes desta quinta-feira, 10, é a questão da suposta interferência nas eleições de 2022 por meio de ações da PRF, como ressaltado tanto pelo O Globo quanto pela Folha de São Paulo. A prisão de Silvinei Vasques e as investigações paralelas alimentam debates sobre a atuação do governo federal no último pleito presidencial. Já a manchete do Estadão muda o foco para o norte do Brasil, onde comunidades quilombolas e indígenas estão utilizando drones para combater o tráfico de drogas. Enquanto a manchete do Valor Econômico enfatiza a perspectiva otimista dos bancos para o segundo semestre de 2023, graças à queda nas taxas de juros. Na sequência, as manchetes de hoje:

Manchetes do dia:

” Quilombolas e indígenas usam drones contra tráfico no Norte. Facções buscam cooptar jovens; crimes quadruplicaram no Pará.” Manchete de capa do Estadão.

” Ex-chefe da PRF é preso sob suspeita de interferir na eleição. Detenção preventiva de Silvinei Vasques remete a blitze que violaram decisão do TSE no 2º turno; defesa pedirá soltura.” Manchete de capa da Folha.

“Bloqueios de 2022. PF vê provas de ação ilegal da PRF para sabotar eleitores de Lula. Ex-diretor Silvinei Vasques é preso. Dados de celulares indicam articulação com pasta da Justiça.” Manchete de capa do O Globo.

“Com queda na taxa de juros, bancos acreditam em um 2º semestre melhor. No 1º semestre, quadro foi mais difícil, com inflação afetando famílias e caso Americanas atingindo empresas.” Manchete de capa do Valor Econômico.

Editoriais do dia:

“Partidos perdulários. De novo, siglas querem elevar fundo público para campanhas, que saltou em 2022.” Editorial da Folha.

“Dissenso amazônico. Exploração de petróleo na margem equatorial abala liderança ambiental de Lula.” Editorial da Folha.

“De nada adianta impor câmeras nas fardas se regra não for respeitada. No Rio, operação policial na Penha não foi gravada. No Guarujá, não há imagem para ao menos seis mortes.” Editorial do O Globo.

“Agenda presidencial deve ser pública. Não há motivo para esconder quaisquer encontros do presidente da República que não ofereçam riscos.” Editorial do O Globo.

Investimento do PAC também é gasto. Com dificuldade de zerar o déficit em 2024, governo busca atingir meta com subterfúgios contábeis.” Editorial do Estadão.

A realidade se impôs na cúpula amazônica. Reunião de Belém refletiu a maturidade diplomática do Brasil e de seus vizinhos amazônicos.” Editorial do Estadão.

Política 1 x 0 Ciência. Lei que libera ozonioterapia é um equívoco do Congresso e do Executivo, na forma e no conteúdo.” Editorial do Estadão.

Governo busca atalhos para gastar com meta fiscal sob risco. “Jeitinhos” minam grande esforço da equipe econômica para dar confiabilidade ao novo regime fiscal.” Editorial do Valor Econômico.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quarta-feira, 9, em baixa de -0,57%, a 118.409 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,16%, a R$ 4,90.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES