SINOPSE DO NOTICIÁRIO DE 08.08.2023

Em resumo, as manchetes refletem temas que abrangem o meio ambiente e a exploração de recursos naturais, a educação e a aplicação de leis e de ética no âmbito policial. Elas se mostram de abordagem neutra nos temas de exploração ambiental na Foz da Amazônia e de ênfase no Português e na Matemática na educação, e negativa relacionada à atuação da Polícia Militar no Estado de São Paulo no litoral de São Paulo.

Manchetes do dia:

“MEC quer mais Português e Matemática no ensino médio. Segundo proposta, mudanças no Enem só devem ocorrer após 2024.” Manchete de capa do Estadão.

“PM só entregou gravação de 7 de 16 mortes no litoral de SP. Aparato falhou em 3 casos e não foi usado em 6, diz governo; MP apura imagens.” Manchete de capa da Folha.

“Parecer da AGU dá a Lula saída para liberar exploração da Foz da Amazônia. Planalto aguarda aval jurídico para decidir sobre questão que opõe Ibama e Petrobras.” Manchete de capa do O Globo.

Consumo empaca em R$ 4,8 tri, mas cresce nos Estados menos desiguais. Início da redução de juros e inflação mais controlada vão ajudar a converter em gasto fatia maior da renda”. Manchete de capa do Valor Econômico.

Editoriais do dia:

“Tensão federativa. Fala de Zema expõe conflito entre regiões que pode prejudicar reforma tributária.” Editorial da Folha.

“A guerra se expande. Ataques no mar Negro e ameaça à Polônia ampliam escopo do conflito na Ucrânia.” Editorial da Folha.

“Lula precisa cumprir compromisso de reduzir voos no Santos Dumont. Não tem cabimento esperar a decisão obter aval do Congresso, como quer ministro Márcio França.” Editorial do O Globo.

“Desafio na Cúpula da Amazônia é unificar discurso. Brasil precisa no mínimo firmar acordo com vizinhos para recuperar a liderança ambiental global.” Editorial do O Globo.

“O País é um só. Zema acerta ao apontar sub-representação política do Sudeste, mas não é motivo para fomentar rixas.” Editorial do Estadão.

“Amazônia não é apenas o Brasil. Governo Lula acerta foco da diplomacia ao propor um bloco amazônico para enfrentar pressão mundial.” Editorial do Estadão.

“A dimensão do golpe no Níger. Além de abortar a democracia do país, ele amplia riscos de guerras e insurgências jihadistas.” Editorial do Estadão.

“Estrago da pandemia na educação exige reação rápida. A revisão da reforma do ensino médio está sendo mal-conduzida”. Editorial do Valor Econômico.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a segunda-feira, 7, em queda de -0,11%, a 119l.380 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,45%, a R$ 4,90.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES